Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Brasil e EUA lançam programa em nanotecnologia

Publicado em 16/03/2015

Investimentos buscam acelerar o desenvolvimento de tecnologias para energias renováveis e sustentáveis

Três eventos vão consolidar uma parceria entre instituições do Brasil e dos Estados Unidos. O Consórcio para Inovação em Nanotecnologia, Energia e Materiais (Cinema) busca preencher 17 vagas para pesquisadores interessados em atuar na área de Nanotecnologia para Energia Renovável em instituições norte-americanas. As inscrições já estão abertas.

O lançamento da iniciativa acontecerá em workshop, nos dias 16 e 17 no Mar Hotel, em Recife. Outros dois seminários serão realizados, dia 18, na Universidade de São Paulo (USP) e no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), no Rio de Janeiro.

A colaboração entre Brasil e os Estados Unidos tem por objetivo acelerar o desenvolvimento de tecnologias para energias renováveis e sustentáveis por meio de investimentos em nanotecnologia e capacitar recursos humanos para o desenvolvimento de pesquisa de ponta no País.

A ideia é também criar um ambiente para cooperação em pesquisa e inovação de modo a desenvolver tecnologias emergentes e revolucionárias com níveis de custo e desempenho que vão além das abordagens convencionais, usando a ciência e a nanotecnologia de novos materiais.

O consórcio envolve o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo MC TI, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o Laboratório Nacional de Energia Renovável dos Estados Unidos (NREL, sigla em inglês) e a Universidade do Colorado em Boulder (CU-Boulder).

Processo seletivo

As inscrições para o processo de seleção de pesquisadores interessados em atuar na área de Nanotecnologia para Energia Renovável já estão abertas e podem ser feitas até 23 de abril.

Os escolhidos receberão bolsas de pós-doutorados , com duração de até dois anos, para elaborar pesquisas em laboratórios de Nanotecnologia e Nanomateriais das seguintes instituições: Colorado School of Mines (CSM); Colorado State University (CSU); Massachusetts Institute of Technology (MIT), National Renewable Energy Laboratory (NREL); Stanford University; University of Colorado – Boulder (CU).

As inscrições podem ser efetuadas pelos portais do programa Ciência sem Fronteiras ou do Consórcio Internacional.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação / Portal Brasil

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube