Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Ferramentas para reduzir custos sem demissões

Publicado em 12/03/2015

É tema de reunião do grupo de recursos humanos do Sindimetal/PR

A crise econômica pela qual atravessa o país tem causado grande preocupação e muitas dúvidas nos setores industriais, em especial na área de Recursos Humanos das empresas. Justamente para sanar essa inquietação do profissional do setor é que o SINDIMETAL/PR, por meio do seu departamento jurídico apresentou uma palestra sobre o tema: Quais as Ferramentas que as empresas podem utilizar em tempos de crise para reduzir custos com demissões?

O debate aconteceu na manhã do dia 11, durante o 2º Encontro do Grupo de RH (GRH) do Sindimetal/PR no ano de 2015. Durante o evento, a assessora jurídica do SINDIMETAL/PR, Dra. Luciana Rocha Lopes, discorreu sobre férias coletivas, banco e horas, redução de jornada, layoff e orientou as empresas para que analisem qual a medida mais eficaz tanto para evitar ou reduzir custos com demissões, quanto para preservar o quadro de empregados.

“Não podemos esquecer que dispensar empregados exige recursos que muitas empresas não têm, bem como serão dispendidos recursos valiosos quando da retomada da atividade e contratação de pessoas para recompor o quadro de empregados desfeito no momento de dificuldade”, disse Luciana.

A palestra de hoje contou com a participação de 21 profissionais das áreas de RH das empresas filiadas e associadas ao SINDIMETAL/PR. Os encontros do Grupo de RH do SINDIMETAL/PR são realizados na segunda quarta-feira de cada mês.

Estudo da Fiep Traça Perfis Profissionais para as indústrias paranaenses

Aproveitando a oportunidade, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio do Observatório Sesi/Senai/IEL apresentou, durante o encontro do Grupo RH, um estudo técnico que aponta qual será o perfil profissional para o futuro das indústrias metalmecânicas Paranaenses.

O estudo identificou os 12 setores mais promissores que representam o desenvolvimento industrial e sustentável no Paraná. O objetivo principal do documento foi descobrir quais eram esses setores com melhores expectativas de futuro, bem como as etapas e os desafios para os próximos anos.

Mais informações sobre o Grupo RH, ou sobre os assuntos abordados na reunião desta quarta-feira podem ser obtidas com Luciana, ou Francine no Departamento Jurídico, pelo telefone (41) 3218-3935, ou e-mail: gerencia@sindimetal.com.br / assistente.juridico@sindimetal.com.br .

A explanação, feita ela equipe dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, abordou ações previstas na visão de futuro número três Excelência em formação e gestão de RH para o Setor Metal-mecânico além de envolver o Projeto Perfis Profissionais..

Como participar dos Grupos de Trabalho? Acesse e conheça!

Conheça o Sindimetal PR.

Fonte: Sindimental PR.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube