Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Maringá terá Laboratório Aberto de Inovação

Publicado em 12/08/2014

Voltado para o setor metalmecânico espaço, que é um dos cinco projetos-pilotos do Brasil, será inaugurado em setembro

Maringá irá receber um dos cinco projetos-pilotos do laboratório aberto que serão instalados no Brasil. O espaço denominado Laboratório de Inovação e Criatividade deverá ser inaugurado em setembro e ficará a cargo do Instituto Senai de Tecnologia (IST) Metalmecânico, com foco em desenvolvimento de inovações para este setor. O programa Laboratório Aberto – Senai é mais uma ação do Departamento Nacional do Senai e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para estimular a cultura da inovação no setor industrial. A seleção dos laboratórios foi feita pelo Senai com apoio do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Lídia Gomes, coordenadora de Tecnologia e Inovação do Instituto, explica que a ideia é que os empreendedores possam encontrar no local equipamentos técnicos e auxílio de profissionais especializados para desenvolver seus novos projetos, desde a ideia até a prototipagem da inovação. “A ideia não é que o empreendedor compre um serviço e sim que ele venha para este espaço e desenvolva aqui dentro a sua ideia”, explicou. Segundo Lídia, o Instituto já conta com diversos laboratórios como o de usinagem, soldagem, mecatrônica, automação e prototipagem com impressão em 3D, que estarão à disposição de empresas de todos os portes e startups.

Além da infraestrutura, os empreendedores também receberão treinamento para operar os equipamentos, uma vez que a proposta é que as próprias equipes das empresas realizem o desenvolvimento dos produtos. O espaço também possibilitará a troca de informações entre os idealizadores dos projetos, estimulando um ambiente criativo e colaborativo.

No final do mês de julho, uma comitiva do Ministério de Ciência e Tecnologia, Senai e Sebrae Nacionais estiveram no município para conhecer a estrutura do futuro laboratório. Durante a visita, foi realizada uma reunião com o Centro de Inovação de Maringá (CIM) e com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Materiais Elétricos (Sindimetal), que apresentaram o ecossistema favorável à inovação da cidade e as demandas já existentes para o laboratório aberto.

As outras quatro unidades contempladas foram o IST Alimentos, de Mato Grosso do Sul; Automação, da Paraíba; Microeletrônica, do Amazonas, e Automação e Simulação, do Rio de Janeiro. O conjunto destes laboratórios – com mais quatro do Governo Federal – forma a rede Sibratec Shop.

Fonte: Agência Fiep / Amanda Bachal

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube