Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Siderúrgicas brasileiras devem ganhar participação em 2014

Publicado em 19/03/2014

A siderurgia vem sofrendo, há um bom tempo, com o excesso de capacidade global, o que pressiona fortemente os preços da commodity. No entanto, a perspectiva para 2014 é de que as usinas brasileiras aumentem a sua participação no consumo aparente doméstico, de acordo com analistas consultados pelo DCI.

'O mercado brasileiro é muito protegido em comparação a outros países do mundo. A margem operacional das siderúrgicas nacionais ainda é maior do que a média global, então as usinas possuem espaço para redução de preços e ganho de share', afirma o analista de siderurgia e mineração da Tendências Consultoria, Bruno Rezende. Ele destaca que, hoje, o prêmio pago pelo produto nacional gira em torno de 5%. 'Neste ano, pode ser que essa diferença chegue até a zerar', diz.

De acordo com estudo da consultoria LCA, o cenário econômico esperado para 2014 segue desafiador para a siderurgia. Além da previsão de que a atividade seguirá em ritmo moderado, importantes demandantes de aço, principalmente de planos, como automotivo, eletroeletrônicos e bens de capital, tendem a perder ímpeto por conta da retirada, ainda que parcial, de incentivos governamentais.

O analista da Tendências reforça o cenário afirmando que o mercado de planos sofrerá com a desaceleração da indústria automotiva, porém, quem deve puxar a demanda são os segmentos de caminhões e bens de capital.

Já o negócio de aços longos observará uma retomada gradual do mercado imobiliário, que deve balizar o consumo doméstico. 'No ano passado, a reação esperada para o segmento não veio, mas deve vir em 2014', avalia Rezende. Obras resultantes de concessões devem também contribuir para que o consumo aparente de aços longos cresça em torno de 3% neste ano. O analista destaca ainda que alguns reflexos da Olimpíada de 2016 já podem começar a aparecer.

Neste ano, gigantes da siderurgia estão ampliando a capacidade instalada. É o caso da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que inicia as operações de longos em Volta Redonda (RJ), e a Gerdau, cuja linha de planos em Ouro Branco (MG) começará a produzir em 2014.

E para não acabarem com excesso de oferta, Rezende acredita que as usinas diminuirão suas margens em meio a um cenário de volatilidade das cotações da commodity. 'Reduzir margens será uma estratégia natural para viabilizar as novas plantas', diz.

Preços

A projeção da Tendências para 2014 é de queda de 1,5% dos preços globais com viés de baixa. 'O principal motivo é a sobrecapacidade e não enxergamos perspectiva de reversão do quadro', destaca Rezende.

 

O governo chinês tem adotado um movimento de fechar as usinas obsoletas com intuito de reduzir a poluição e otimizar a produção. 'Em compensação, os chineses estão construindo novas siderúrgicas, o que contribuirá para o quadro de ociosidade global', explica Rezende. Atualmente, a China é responsável por quase metade da produção global de aço, tendo atingido no ano passado cerca de 750 milhões de toneladas produzidas.

No Brasil, o analista afirma que a produção de aço bruto foi afetada pela redução das exportações. Porém, as vendas no mercado doméstico aumentaram em 2013, o que resultou na alta do faturamento das siderúrgicas, uma vez que o dólar se valorizou.

'A perspectiva continua positiva, em 2014, para as usinas brasileiras. Os preços em reais estão subindo por conta da valorização cambial', diz o analista.

A projeção da Tendências para 2014 é de um crescimento de 2% da produção de aços planos e de 2,9% para longos.

Fonte: DCI

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube