Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

CNI e ICC discutiram os desafios globais da propriedade intelectual

Publicado em 04/11/2013

“O brasileiro precisa aprender a proteger, comercializar e gerenciar o resultado do seu esforço inovador”. A declaração de Carlos Abijaodi, diretor de desenvolvimento industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na abertura da conferência Gestão da Propriedade Intelectual para a Inovação: tendências e desafios globais ilustra a necessidade que o Brasil tem de proteger o conhecimento produzido em âmbito nacional para conseguir acessar o mercado internacional e aumentar sua competitividade.

Por entender que o país precisa estar inserido em debates mundiais a respeito desse tema, a CNI promove o evento hoje (31/10) em São Paulo (SP), em parceria com a Câmara Internacional de Comércio (ICC). David Koris, presidente da organização, justifica a escolha do Brasil para sediar a conferência: “A ICC se reúne aqui hoje porque o Brasil ocupa um lugar de destaque no mercado global de inovação e propriedade intelectual”.

Para a coordenadora do Programa de Propriedade Intelectual da CNI, a escolha demonstra como país tem ganhado relevo nos debates internacionais sobre a proteção do conhecimento. “É a primeira vez que a Comissão de Propriedade Intelectual da ICC faz uma reunião no país. Sob a liderança da CNI, o Brasil se engaja cada vez mais nos ambientes globais que acompanham essa matéria”, ressalta Diana Jungmann.

Carlos Abijaodi ressaltou que existe uma relação direta entre a criação de novos produtos e tecnologias e a proteção do conhecimento: “A inovação é reforçada pela existência de níveis apropriados de proteção intelectual”. Também justificou a escolha das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) como tema do primeiro de uma série de cinco estudos que, juntos, formarão a Agenda Positiva para a Inovação da ICC. “As PMEs representam 99% das empresas e 52% dos empregos formais no Brasil. O estudo que vamos divulgar hoje tem foco na melhoria da gestão de propriedade intelectual em negócios inovadores desse porte, extremamente relevantes para a economia do Brasil”, afirmou o diretor da CNI.

Além do lançamento da primeira pesquisa da ICC, a conferência Gestão da Propriedade Intelectual para a Inovação: tendências e desafios globais terá painéis sobre as oportunidades de propriedade intelectual nas áreas de inovação tecnológica, parcerias globais e políticas nacionais. Acompanhe a cobertura completa do evento no canal de propriedade intelectual da CNI: www.propintelectual.com.br.

Fonte: CNI

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube