Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Criatividade e capacitação são peças-chave para a competitividade

Publicado em 30/09/2013

"É hora de estimular a cultura, inovação, transformação, de desafiar status quo, e isso só é possível trocando informações", alertou João Chiabi Duarte, vice-diretor da Regional Espírito Santo, ao dar as boas-vindas aos participantes do 17º Seminário de Automação e TI Industrial, ontem (24). "Nossa grande oportunidade está num evento desta magnitude, não apenas pelo rico conhecimento que é apresentado por meio de sessões técnicas, mas também pelas relações laterais que firmamos aqui".

A contribuição de TA e TI Industrial para o aumento da produtividade é indiscutível, já que por intermédio dessas tecnologias obtém-se otimização, controle e qualidade dos processos e produtos, garantindo o aumento da eficiência operacional, confiabilidade dos resultados, redução de custos operacionais, entre outros benefícios. "Quem não despertar para a inovação e para a forma de fazer melhor buscando transformação e competitividade vai ficar pra trás", afirma.

Exemplificando, ele citou a grande concorrente China, que conta com 4 mil pessoas dedicadas a estudar terras raras, enquanto aqui há em torno de 70. Como o volume de habitantes naquele país é bem maior que o do Brasil, o vice-diretor insiste que a saída é aprender a lidar com a melhor arma que os brasileiros têm: a criatividade. Além disso, devem acreditar, investir e tirar o maior proveito das instituições aqui locadas, principalmente das universidades, que são de primeira linha.

Neste sentido, a ABM têm se aproximado cada vez mais dessas renomadas instituições de ensino com a finalidade de oferecer ao mercado cursos de pós-graduação de alta qualidade para suprir a demanda por profissionais capacitados, além de contar em seu portfólio com programas que abrangem diversas áreas de atuação da engenharia, em diferentes modalidades, inclusive ensino a distância (EAD) e In Company.

Para Horacídio Leal Barbosa Filho, diretor-executivo da ABM, a preparação e o estímulo dos profissionais têm reflexo significativo perante a melhor utilização dos recursos. "Tão importante quanto máquinas e equipamentos são a capacitação e qualificação da mão de obra. Trabalhador preparado é capaz de entender e extrair o máximo dos equipamentos mais sofisticados e, ainda, ser um interlocutor e agente inovador dentro das empresas".

As atividades do Seminário de Automação estendem-se até dia 27, com apresentações de 36 trabalhos técnico-científicos, palestras, mesa-redonda, visita técnica e exposição de produtos e serviços de importantes empresas da área. Ele está acontecendo no Hotel Ilha do Boi, em Vitória (ES).

Fonte: Serviço de Imprensa da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube