Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

I Encontro da Rota Estratégica do Setor Metal Mecânico - Região Norte

Publicado em 27/09/2013

O I Encontro da Rota Estratégica do Setor Metal Mecânico – Região Norte, aconteceu no dia 24 de setembro de 2013 no Hotel Crystal, em Londrina, promovido pelo Sistema Fiep (Observatórios Sesi/Senai/IEL - Grupo de Articulação do Setor Metal Mecânico), Sindimetal Londrina e Sindimetal Apucarana. O evento teve como objetivo promover a interação entre Empresas e Instituições de Ensino e Pesquisa do Norte do Paraná, que atuam em áreas afins ao Setor Metal Mecânico.

Participaram da abertura do evento: o Vice-Presidente do Sistema Fiep, Presidente do Sindimetal Maringá e proprietário da ZM Bombas, Senhor Carlos Walter Martins Pedro; o Vice-Presidente do Sindimetal Londrina e proprietário da Rondopar, Senhor Ary Sudan, representando o Presidente do Sindimetal Londrina e proprietário da Indusfrio, Senhor Valter Orsi; e o Presidente do Sindimetal Apucarana e proprietário da Eletran, Senhor José Carlos Bittencourt, mostrando a importância do mesmo e dando boas vindas aos participantes.

A condução dos trabalhos foi feita pela Gerente dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, Marília de Souza e pela Coordenadora Observatórios Sesi/Senai/IEL, Ariane Hinça Schneider.

No evento as Instituições de Ensino e Pesquisa apresentaram suas principais iniciativas relacionadas ao setor, envolvendo cursos, pesquisas e laboratórios. Dentre as instituições estavam presentes: a Faculdade Pitágoras, o Instituto Senai de Tecnologia - IST Metalmecânico, a Pontifícia Universidade Católica – PUC Londrina, o Senai- Apucarana, o Senai- Londrina, Universidade Estadual de Londrina, a Unopar, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Cornélio Procópio e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Londrina.

O jantar foi um momento de aproximação entre as Instituições de Ensino e os empresários possibilitando a identificação das demandas por pesquisa das indústrias. O formato, a iniciativa e o dinamismo do evento, foram alguns dos pontos elogiados pelas Instituições de Ensino e Pesquisa.

As Empresas participantes tiveram oportunidade de interagir com os representantes das Instituições de Ensino e Pesquisa, buscando estabelecer parcerias para pesquisa e oportunidades de negócios. Os empresários demonstraram interesse de interação com as Instituições de Ensino nos seguintes aspectos: fortalecimento do setor, possibilidade para utilizar as pesquisas em situações reais das empresas, conhecimento dos desenvolvimentos tecnológicos, interação academia-empresa, formato do evento, integração e network.

Para agregar elementos à discussão a Terra Roxa - Agência de Desenvolvimento do Norte do PR esteve presente. O Diretor Executivo, Senhor Alexandre Farina, mostrou que o objetivo da agência é focado na promoção do desenvolvimento econômico e articulação regional. Trabalho que consiste em divulgar mundialmente os potenciais econômicos da Região Norte do Paraná, buscando investidores e aproximando interesses econômicos.

Parcerias como estas permitem que o intercâmbio de informações entre o setor produtivo e a academia seja alavancado possibilitando o desenvolvimento de novos processos e tecnologias, considerando a necessidade da indústria e a oferta de pesquisa da universidade.

Aproveitamos para convidar a todos os interessados para participarem da nossa próxima iniciativa: criação de Grupos de Trabalhos do Setor Metal Mecânico, focando nas visões de Competitividade, Tecnologias-Chave e Formação e Gestão de Pessoas.

Veja mais...

Conheça os números do encontro

Empresas participantes

   

Fonte: Observatórios

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube