Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Simpósio SAE BRASIL de Nanotecnologia

Publicado em 05/06/2013

O Simpósio SAE BRASIL de Nanotecnologia realizado em São Paulo debateu os avanços em novos materiais, o desenvolvimento de equipamentos que possibilitem a manipulação em escala manométrica e mostrou o que essa tecnologia pode contribuir para o crescimento da engenharia nacional e seu aprimoramento na indústria da mobilidade.

O Diretor Regional SAE Brasil - Seção São Paulo, Edgar De Luccas, falou sobre as necessidades de redução de massa e otimização de consumo de combustível impostas pelo novo regime automotivo trazendo um impulso adicional e permitindo que os novos desenvolvimentos globais cheguem mais rapidamente ao mercado.

O evento contou com quatro grandes painéis. O primeiro sobre, “Universidades, Institutos e de pesquisa e órgãos do governo”; que abordou pesquisas desenvolvidas em nanotecnologia, incentivos do governo para esse mercado e o que está sendo desenvolvido para suprir as necessidades do Inovar auto.

O segundo painel, “Materiais Metálicos” mostrou avanços na utilização de alumínio e aços de alta resistência e de última geração na indústria.

No terceiro painel foi a vez dos “Materiais poliméricos e compósitos com nanotecnologia” com o objetivo de possivelmente substituir vidros em veículos, uso de compostos poliméricos para fixação de estruturas, compostos mais leves, silenciosos e mais fortes”.

 E após, o quarto e último painel sobre “Lideranças da Indústria e das Instituições” em uma excelente discussão entre executivos com o objetivo de traçar um caminho viável para construção e produtos mais confiáveis, com materiais de última geração e a custos menores.

A nanotecnologia estuda a manipulação da matéria numa escala atômica e ou molecular, e busca inovar invenções para proporcionar mais qualidade de vida ao ser humano e novas propriedades, nunca antes alcançadas pelos materiais tradicionais. A Diretora de Inovação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, Zehbour Panossian, em sua palestra abordou o tema corrosão com o objetivo de aumentar a durabilidade dos metais e das ligas metálicas e formas de combate à corrosão.

Com um excelente nível de palestrantes o Simpósio SAE BRASIL de Nanotecnologia contou com um público de alto nível representando renomadas empresas. Evento muito bem organizado permitindo aos participantes aproveitar ao máximo da estrutura disponibilizada.

Os Observatórios SESI/SENAI/IEL do Sistema FIEP, prestigiou o evento através da parceria junto à SAE, auxiliando na divulgação necessária para o mesmo. 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube