Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Comissão de Orçamento libera crédito para PAC-Equipamento

Publicado em 26/09/2012

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira a Medida Provisória (MP) nº 573, que libera R$ 6,8 bilhões para compras governamentais de equipamentos. A medida faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - Equipamentos, que, segundo o governo pretende investir R$ 8,43 bilhões para estimular a indústria e a economia do país. O texto segue para análise da Câmara e também precisa ser apreciado pelos senadores.

A MP abre crédito extraordinário para nove ministérios: Justiça, Educação, Saúde, Transportes, Planejamento, Desenvolvimento Agrário, Defesa, Integração Nacional; e Cidades. Entre as ações previstas pela proposta está a aquisição de ônibus escolares, ambulâncias, furgões, equipamentos para a recuperação de estradas, tratores, retroescavadeiras, motocicletas e vagões de trens urbanos.

Para incentivar a indústria nacional, o governo anunciou em junho que dará margem de preferência a equipamentos e materiais hospitalares produzidos no Brasil e poderá comprar itens até 25% mais caros que os similares importados.

A votação aconteceu após as tentativas da oposição de tentar impedir os trabalhos no colegiado. As lideranças do DEM e do PSDB apresentaram uma série de requerimentos que pediam o adiamento da análise da proposta e retardaram a votação com discursos contrários ao governo e ao conteúdo do projeto. Segundo o coordenador do DEM na CMO, deputado Felipe Maia (RN), os objetivos do texto não têm caráter de urgência e, por isso, não deveriam ter sido propostos sob a forma de MP.

Além disso, Maia questionou os objetivos da MP, editada às vésperas do período eleitoral, e apontou que o projeto retira do parlamentar a prerrogativa de destinar verbas para a compra de equipamentos nos municípios e dá ao Palácio do Planalto os "louros" para as benesses que chegam aos eleitores de senadores e deputados. "Além de inconstitucional, é altamente eleitoreira e está diminuindo as prerrogativas do Congresso Nacional", disse.

O deputado do DEM voltou a apontar que o governo não está cumprindo o acordo de liberação das emendas parlamentares da oposição, feito em julho. "Será que o governo não consegue se planejar para comprar ônibus escolares? Ou senhores não estão notando que suas emendas não vão sair e que os seus ônibus escolares vão sair do Palácio do Planalto?", afirmou. "Antes eram os deputados e senadores [que eram os responsáveis por destinar equipamentos para os municípios] e agora será o Palácio do Planalto."

O deputado Antonio Imabassahy (PSDB-BA), que representou a liderança tucana na sessão, afirmou que a medida vai reforçar uma política de "toma lá, dá cá" entre prefeituras e o governo federal e apontou os perigos de algumas prefeituras serem beneficiadas em detrimento de outras por interesses eleitoreiros. "Fica uma eiva de suspeição de aprovação acelerada nas vésperas da eleição", apontou.

O deputado Claudio Puty (PT-PA) rebateu o argumento levantado pela oposição de que o governo está descumprindo o acordo de liberação de emendas e disse que os valores estão sendo empenhados, salvo em casos de problemas em convênios com os municípios.

Fonte: Daniela Martins / Valor

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube