Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Paraná lidera alta do emprego industrial no Brasil

Publicado em 12/09/2012

Estado teve aumento de 3% no emprego industrial no mês de julho em relação a junho

O índice de emprego industrial cresceu 3% no Paraná em julho, em relação a junho, e manteve o estado na liderança entre os 12 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Os dados, divulgados nesta quarta-feira (12), fazem parte da Pesquisa Industrial de Emprego e Salário. O setor de máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (32,5%) e o de produtos de metal (8,9%) foram os que mais influenciaram o resultado positivo do Paraná.

Além dos paranaenses, apenas os mineiros e os pernambucanos também tiveram alta no emprego industrial em julho. Minas Gerais ficou em segundo lugar, com variação positiva de 1,2% em relação ao mês anterior; e Pernambuco, em terceiro, com lta de 0,2%. Os outros dez estados tiveram ou estagnação ou queda, com o pior cenário em São Paulo, com resultado de -3,2%.

O resultado nacional teve o primeiro resultado positivo após quatro meses de queda. No Brasil, o índice aumentou 0,2% em julho, ante junho. Na variação dos meses anteriores - junho em relação a maio - o resultado tinha sido negativo (-0,2). Na comparação com julho de 2011, o emprego industrial teve recuo de 1,6% em julho deste ano, o décimo resultado negativo seguido nesse tipo de comparação.

Os setores com melhor desempenho em nível nacional foram o de indústrias extrativas (4,2%), alimentos e bebidas (3,8%), e máquinas e equipamentos (3,8%). No outro extremo, entre os que mais diminuíram o número de vagas de trabalho, estão o fumo (-10%), a madeira (-9%) e o vestuário (-7,7%).

Horas pagas

No índice de horas pagas, a indústria do Paraná também teve o maior avanço entre os 12 locais pesquisados. Nesse quesito, o aumento atingiu a marca de 1,7%, seguido pelo estado de Minas Gerais, com variação de 1,2%. As outras nove divisões que integram a medição do IBGE tiveram queda, com São Paulo novamente na última posição (-3,2%).

A pesquisa do IBGE é realizada mensalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul, Pernambuco, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fonte: Gazeto do Povo

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube