Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Retrospectiva 2017 - Articulação de Energia

Publicado em 09/12/2017

Recorde os momentos mais importantes deste ano!

Durante o ano de 2017 os quatro Grupos de Trabalho da Articulação da Rota de Energia  e a Câmara Técnica de Energia concentraram suas agendas para que em conjunto com demais atores pudessem elaborar o Roadmap de Energia 2031.

clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Observatorios Sistema Fiep)

O processo de Prospectiva no Estado do Paraná

Ao longo dos anos, o Sistema FIEP, vem conduzindo iniciativas orientadas ao desenvolvimento industrial sustentável do Paraná. O planejamento de longo prazo da indústria começou em 2005, por meio de um processo de prospectiva consagrado à identificação dos Setores Portadores de Futuro 2015. Setores estes que foram na sequencia desdobrados em roadmaps estratégicos.

Em 2016, com o fim do primeiro ciclo de prospectiva, foi realizado um novo processo de identificação de Setores Portadores de Futuro, para o qual será necessário rever as Rotas Estratégicas existentes e construir Rotas para novos segmentos e áreas promissores. O setor de Energia, transversal no Paraná, foi o primeiro segmento de atividade econômica a ser contemplado no novo ciclo de prospectiva.

Para tanto foram realizadas quatro grandes atividades na Federação das Indústrias do Paraná:

clique para ampliarclique para ampliarI Painel de Especialistas (Foto: Observatorios Sistema Fiep)

I Painel de Especialistas – Roadmap de Energia 2031

O primeiro passo da construção coletiva aconteceu no dia 29 de março. Estiveram presentes 70 especialistas do setor, dentre empresários, pesquisadores, representantes de governo e demais instituições, com moderação e apoio da equipe técnica do Observatórios Sistema Fiep 

Os especialistas compuseram mesas de trabalho e na primeira etapa do encontro avaliaram a situação atual do setor e visualizaram um breve monitoramento do Roadmapping de Energia 2015.

Na sequência foram apresentadas Tendências Tecnológicas e ao final da tarde de trabalho os painelistas apresentaram suas propostas das Visões de Futuro para compor o novo Roadmap de Energia 2031.

clique para ampliarclique para ampliarII Painel de Especialistas (Foto: Divulgação)

II Painel de Especialistas – Roadmap de Energia 2031

O segundo painel aconteceu no dia 27 de abril com a participação de 62 especialistas que compuseram mesas de trabalho de acordo com as temáticas de cada uma das visões de futuro elencadas no primeiro painel.

Com a intenção de dar apoio as discussões das mesas de trabalho a manhã contou com um breve Talk Show com especialistas do Setor . O Prof. Dr. Paulo Bracarense, UFPR,  falou sobre os desafios na construção de indicadores para sustentabilidade. Cícero Bley, Abiogás e Bley Energia, comentou sobre a relevância do trabalho dos Observatórios Sistema Fiep visando o planejamento para o Setor de energia no estado e frisou a importância da indústria atuar como protagonista na geração de energia e real interessada em desenvolver a cadeia produtiva local de insumos e componentes tecnológicos, e não apenas como consumidora final da energia produzida. Júlio Omori, área de subestações e automação da Copel distibuição, destacou em sua fala as principais tendências e desafios do sistema elétrico no futuro.

Durante o dia de trabalho de elaboração do Roadmap, os especialistas validaram cinco visões de futuro para o setor vislumbrando o horizonte de 2031.  Na sequência, refletiram sobre a situação atual do setor, as principais barreiras e propuseram fatores críticos de sucesso e ações de curto, médio e longo prazo que auxiliarão na concretização dessas visões que representam áreas com potencial para contribuir com a competitividade da indústria. Foram elas:

  • Referência em planejamento sistêmico de assuntos energéticos;
  • Referência em geração distribuída de energias renováveis;
  • Modelo de eficiência energética para competitividade;
  • Provedor de soluções em geração e cogeração de energia a partir da biomassa;
  • Energia para a mobilidade sustentável.

A partir da reflexão e validação das visões de futuro, os especialistas apontaram a necessidade de inclusão da temática Petróleo e Gás neste planejamento estratégico do setor de Energia, para tanto, foi realizado um terceiro encontro com especialistas desse segmento

clique para ampliarclique para ampliarIII Painel de Especialistas (Foto: Observatorios Sistema Fiep)

III Painel de Especialistas – Roadmap de Energia 2031 – Petróleo e Gás

Finalizando a etapa dos painéis de especialistas, o terceiro encontro aconteceu no dia 21 de junho.

Com moderação da equipe técnica dos Observatórios Sistema Fiep, estiveram presentes 32 especialistas do segmento de Petróleo e Gás dentre empresários, pesquisadores, representantes de governo e demais instituições relacionadas.

Os participantes compuseram mesas de trabalho e, de acordo com a metodologia, refletiram sobre a situação atual do segmento de Petróleo e Gás voltado para geração de Energia, as principais barreiras, e definiram a Visão de Futuro que junto com as outras cinco, compõem o novo Roadmap de Energia 2031. Ao final da manhã, puderam também elencar os fatores críticos de sucesso elaborar as ações a curto, médio e longo prazo da visão elencada. Sendo ela:

  • Referência em distribuição, comercialização e aplicação de petróleo & gás para disponibilização de energia competitiva e sustentável.
clique para ampliarclique para ampliarPlanejamento 2018 (Foto: Observatorios Sistema Fiep)
Lançamento – Roadmap de Energia 2031

No dia 29 de novembro, a publicação resultado dessa construção coletiva foi lançada na Sala Prospectiva, no Campus da Indústria. Estiveram presentes 76 especialistas do setor, que após assistirem a apresentação do Roadmap de Energia 2031, compuseram seis Grupos de Trabalho (GT), relativos as seis visões de futuro para planejar as ações de 2018.

As reuniões dos GT’s acontecerão nos meses pares de 2018, iniciando em fevereiro, via Conselho Temático de Energia do Sistema Fiep. Cada GT definiu sua data mais propícia de reunião, bem como priorizou as ações que serão trabalhadas a partir do próximo ano.

Desta forma, é essencial que para o sucesso dos trabalhos os diversos segmentos da sociedade (academia, indústria, associações de classe, governo, terceiro setor, etc.) estejam envolvidos para garantir que todos os interesses sejam abarcados nos resultados esperados.

Pesquisadores, empresas e instituições interessadas em colaborar neste processo podem entrar em contato com a equipe:

E-mail:  observatorios.rota.energia@fiepr.org.br 

Telefone: 41 32717441

clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

Download da Publicação

A publicação completa, bem como o mapa síntese estão disponíveis para download no Site dos Observatórios.

Acesse aqui e baixe os arquivos.

As atividades de operação dos painéis de especialistas e a impressão da publicação do Roadmap de Energia 2031 receberam apoio financeiro via Edital público de seleção de projetos para patrocínio Finep 1° Período.

clique para ampliarclique para ampliarSmart Energy CIEI&EXPO 2017 (Foto: Observatorios Sistema Fiep)

Articulação 

A equipe técnica dos Observatórios Sistema Fiep também esteve presente monitorando eventos importantes para o setor de Energia dentre eles: Reuniões do NPEnergia; Lançamento da 2ª Edição da Revista Smart Energy; Workshops Programa Distribuição do Futuro da Copel – Microgrids, Geração Distribuída – Biomassa, Robótica Aplicada a Distribuição; Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy CIEI&EXPO 2017; Visita técnica Fab Lab Senai5º Fórum de Agricultura da América do Sul; Lançamento do Atlas de Energia Solar do PR; II Workshop de Geração Distribuída; dentre outros.

Fonte: Observatórios Sistema Fiep

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube