Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Retrospectiva 2016 - Articulação Rota Energia

Publicado em 14/12/2016

FONTE: https://www.fiepr.org.br/observatorios/energia/energia

Durante o ano de 2016 os Grupos de Trabalho, juntamente com a Equipe técnica dos Observatórios Sistema Fiep, promoveram diversas ações estratégicas para concretizar as visões de futuro propostas no Roadmapping de Energia.

Confira aqui as principais ações dos Grupos de Trabalho:

Grupo de Trabalho de Planejamento Energético e Políticas Públicas

Ao longo do ano, o grupo de trabalho de Planejamento Energético e Políticas Públicas que discute a Visão de Futuro Referência de Planejamento Sistêmico de Assuntos Energéticos (Visão 1) realizou 5 encontros. As discussões e reflexões do grupo geraram o artigo “Crise Energética e Planejamento Energético no Paraná” que teve como autores pesquisadores da UTFPR, IAPAR e UFPR e contou com a colaboração de profissionais do TECPAR, Electra Energy e dos Observatórios Sistema Fiep. O artigo foi publicado na revista do IPARDES (http://www.ipardes.pr.gov.br/ojs/index.php/revistaparanaense/article/view/763) e é resultado do debate das questões energéticas do Estado do Paraná onde são abordadas questões em áreas consideradas prioritárias tais como geração distribuída e uso de fontes renováveis, mercado de energia elétrica, mobilidade e eficiência energética e suas relações com o planejamento (ou falta deste). A conclusão é uma carta aberta à sociedade paranaense.

O grupo teve a oportunidade de interagir com profissionais envolvidos com a temática de Planejamento Sistêmico de Assuntos Energéticos.

No encontro de abril/2016 foi realizada uma apresentação ao grupo sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU e no documento do Instituto Alemão de Desenvolvimento “The Sustainable Development Goals of the Post-2015 Agenda: Comments on the OWG and SDSN Proposals”. A partir desse ideia houve um aprofundamento maior do assunto e o grupo selecionou alguns dos temas. Iniciou-se os estudos com o Objetivo Nº 7 – Energia Sustentável.

No encontro de agosto/2016 foi priorizado pelo grupo a elaboração de um documento de apoio ao Projeto de Lei Nº 378/2015, que “institui benefícios para incentivar o aproveitamento de energia elétrica produzida por microgeradores e minigeradores”, de autoria do Deputado Estadual Ademar Traiano. Este documento está sendo discutido e será elaborado em conjunto por todos os grupos de trabalho da Rota Energia.

O grupo está também acompanhando a Agenda Legislativa da Indústria do Estado do Paraná, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado Paraná (ALEP), buscando uma aproximação com os temas mais relevantes e de interesse.

Grupo de Trabalho de Energia Solar, Eólica e Hidráulica

O grupo de trabalho de Energia Solar, Eólica e Hidráulica, inspirado na Visão de Futuro Referência em Geração Distribuída de Energias Renováveis, tem discutido sobre vários projetos, entre eles o Projeto do sistema fotovoltaico de 73,5 kWp, que foi submetido na Chamada Pública DIS 001/2014 COPEL foi finalizado e entregue e agora está na fase de abertura do edital (http://app2.fiepr.org.br/licitacao/html/?status=todos&palavra=955%2F2016&submit=buscar) de concorrência para execução do projeto.

Outro projeto que o grupo de trabalho está discutindo é o Projeto Híbrido de Geração de Energia Solar + Biogás. A ideia deste projeto consiste na geração de energia durante o dia com Energia Fotovoltaica, fazendo o balanço energético com o Biogás produzido durante a noite e em momento intermitentes do clima (como na chuva). O que se busca com isto é a melhoria da qualidade de energia, reduzindo a oscilação e os níveis de tensão fora dos padrões do plano regulatório.

Segundo Sr. Hewerton Martins (Solar Energy), o Estado do Paraná poderá ser o primeiro estado do Brasil a ter geração de energia híbrida Fotovoltaico + Biogás em escala de produção. O projeto como este tem uma visão positiva pelo lado da Concessionária, positivo pelo lado do governo, viabilizando a área da agricultura e que vira um assunto da pauta dentro do governo.

Grupo de Trabalho de Eficiência Energética

O grupo de trabalho de Eficiência Energética, discute a Visão de Futuro Modelo de Eficiência Energética para Competitividade.

O ano começou com a apresentação do Sr. Henrique Pedro Glasmeyer (Grupo Positivo) para o grupo de trabalho com o tema “Positivo Internacional – Certificação LEED – Nível Ouro”. Ele explica que o pay back do investimento para certificação LEED é muito variado e depende de cada projeto. Foca sustentabilidade; benefícios sociais, ambientais e econômicos; certificação LEED engloba 7 dimensões.

Por sugestão do grupo foi realizado o IV Seminário de Eficiência Energética junto ao Congresso Smart Energy 2016, realizado de 16 a 18 de novembro de 2016 na FIEP no período da tarde, antes da sessão solene do evento. Este evento teve uma repercussão positiva muito grande devido aos temas abordados. O Seminário foi dividido em quatro temas: Eficiência Energética, Tecnologias Eficientes, Serviços e Soluções e Cidades Inteligentes. Foram discutidos assuntos bastantes atuais como: Tecnologia LEED, Automação com Eficiência Energética, Indústria 4.0, O biogás como alternativa na geração distribuída, entre outros.

Foi também apresentado ao grupo de trabalho pelo Sr. Antonio Lucas o software holandês (ETM – Energy Transition Model), site https://energytransitionmodel.com/. Este software cria modelos e cenários de estratégia de energia dando suporte a tomada de decisões e criações de cenários de energia no futuro.

Grupo de Trabalho de Biomassa

Neste ano, o grupo de trabalho de Biomassa, que discute a Visão de Futuro Provedor de soluções em Energia a partir de Biomassa, iniciou debatendo sobre o Workshop de Eficiência Energética, junto ao Fórum Florestal da OCEPAR sugerindo vários temas, e o tema que foi escolhido foi “Eficiência Energética na Secagem de Grãos”.

Em junho deste ano foi realizado o CIBIO 2016, Congresso Internacional de Biomassa, onde houve uma expressiva participação dos integrantes do grupo de trabalho neste evento. Também neste evento foi lançado a publicação “Oportunidades da Cadeia Produtiva de Biogás para o Estado do Paraná”, que teve como realizador a Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP, e como executor os Observatórios do Sistema Fiep. Esta publicação é resultado de uma grande investigação sobre as potencialidades de desenvolvimento do estado do Paraná de uma energia que é limpa e renovável, o Biogás.

Para o ano de 2017 este evento acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de junho e a programação prévia já pode ser visualizada pelo site http://www.congressobiomassa.com/.

O grupo de trabalho está propondo um projeto com a interação das temáticas Biomassa e de Metal Mecânica, inspirados na publicação “Oportunidades da Cadeia Produtiva de Biogás para o Estado do Paraná”, lançada no Congresso Internacional de Biomassa. Esse projeto quer promover a indústria metal mecânica buscando o desenvolvimento da geração de biomassa para o estado do Paraná.

Retrospectiva 2016 - Notícias

Renováveis e Gás Natural vão liderar no atendimento a demanda até 2040

Minas e Energia inaugura 1ª usina solar em prédio do governo federal

EPE lança Calculadora 2050 que simula cenários de oferta e demanda de energia

Renováveis e Gás Natural vão liderar no atendimento a demanda até 2040

CPFL avança na energia limpa com 100 novos painéis solares em Campinas

Setor de energia solar promete criar 100 mil novos empregos no Brasil até 2020

Eficiência Energética com projeto de P&D entram em chamada da ANEEL

Governo cria a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Islândia está a um passo de usar magma como fonte de energia

Com torres mais altas, potencial eólico brasileiro pode ser seis vezes maior

IV Seminário de Eficiência Energética

Chamada Pública 01-2016

A revolução no Setor Energético

ANEEL prevê que geração distribuída chegue a 12 milhões de consumidores até 2024


Instituto Fraunhofer classifica Instituto Senai de Inovação em Biomassa como um dos melhores do País

Projetos levam beleza à produção de energia. Veja seis exemplos

MINI GUIA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ENERGIA HÍBRIDA

Geração Distribuída

Segunda fase do carro elétrico no Brasil completa 10 anos com muito trabalho a ser feito

Curitiba terá primeira escola com certificação máxima de eficiência energética

MME quer consultar sociedade sobre expansão do mercado livre

Entra em operação a primeira cooperativa de energia renovável do país

Fábrica em Curitiba vira referência nacional em redes inteligentes de energia

Aumento nas fontes renováveis provoca queda na geração elétrica por queima de óleo

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube