Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Rede elétrica inteligente reduz consumo de energia

Publicado em 23/01/2017

FONTE: www.inova.jor.br

Smart grid:
            sensores em lâmpadas públicas economizam energia nas cidades inteligentes / Premsa SantCugat/Creative Commons

Há quase duas décadas, o Brasil viveu uma era de apagões. Atualmente, com a crise econômica, o País trabalha com excedente de energia até 2020.

A rede elétrica inteligente (smart grid) pode garantir um consumo eficiente de energia, para que o País não enfrente problemas com a retomada da economia.

Com sensores espalhados pela cidade, garantindo eficiência energética tanto de espaços públicos quanto de privados, o brasileiro deve aprender a consumir melhor a energia.

“O usuário terá em mãos o consumo detalhado da sua conta. Como num futuro próximo os objetos estarão todos conectados, ele poderá ver o melhor horário para programar a sua lavagem de roupa, por exemplo”, explica José Roberto Silva, consultor de serviços da CGI no Brasil.

Medidores inteligentes

Para o especialista, a tecnologia de smart grid ajudará o consumidor e o governo a economizarem. Isso porque, com a implantação de medidores inteligentes, que começam a ser instalados no País, as fraudes de energia passam a ser praticamente nulas.

A expectativa, no entanto, é de não ver projetos de larga escala em prática tão rápido quanto em outros países.

“Para que as cidades inteligentes saiam do papel seria necessário uma revolução. O investimento é alto e alguém precisaria pagar a conta, mas ainda não ficou acertado se quem precisará pagar é próprio consumidor ou o governo”, diz Silva.

As crises econômica e política devem ser os principais fatores a atrasar os investimentos.

“Apesar de o governo ter criado um grupo para debater cidades inteligentes, acho muito difícil que ele esteja disposto a ter esse alto investimento agora. O Brasil é um País continental, desigual e que precisaria de muito esforço para levar a tecnologia. Não podemos esquecer que ainda há locais que sequer existe energia elétrica”, explica Marco Afonso, diretor de consultoria de utilities da CGI.

Energias renováveis

A tecnologia brasileira para energias renováveis é outra aposta do setor.

Com o avanço estrutural dos parques eólicos no Nordeste, a energia solar começa a engatinhar como uma oportunidade de geração para o País.

“O Brasil é perfeito para as energias renováveis e o governo passa a ver um potencial enorme para isso. Até porque a geração de energia elétrica por hidrelétricas está cada vez mais complicada”, completa Afonso.

No Brasil, a energia eólica tem se tornado um campo promissor para startups.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube