Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Instituto de inovação de biomassa será inaugurado em MS

Publicado em 09/05/2017

Os Instituto Senai de Inovação trabalham de forma integrada, ou seja, suas estruturas podem ser utilizadas para atender demandas de todos os estados do país através das equipes técnicas relacionadas.

Além de ser referência em celulose, Três Lagoas também será destaque na área de pesquisa de biomassa. Neste mês de maio, entra em funcionamento na cidade o Instituto Senai de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa), que vai funcionar em uma estrutura do barracão da antiga oficina da estrada de ferro Noroeste do Brasil (NOB), no bairro Santa Luzia, que é tombado como patrimônio histórico e foi restaurado.

clique para ampliarInstituto de Biomassa vai funcionar em antigo barracão da ferrovia, que foi totalmente revitalizado (Foto: Hugo Leal/ JPNEWS)

Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, a inauguração do ISI Biomassa vai ocorrer ainda na primeira quinzena de maio. A definição do dia correto depende da agenda do governador de MS, Reinaldo Azambuja, e do presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Robson Braga de Andrade, que vão participar da inauguração do prédio, que já está pronto.

Longen informou que o instituto será inaugurado e já entra em funcionamento no próximo mês, o que tornará Três Lagoas referência em pesquisa e inovação na área de biomassa.

“Esse instituto vai atender o Brasil inteiro na área de biomassa. Entendemos que é um grande avanço para a indústria nacional, e contemplar Três Lagoas com um projeto nacional, foi muito importante”, destacou.

NOVA FASE DE DESENVOLVIMENTO

No Brasil existem apenas sete institutos na área química. Agora, além da industrialização, Três Lagoas terá um instituto de pesquisa, ciência e tecnologia, que proporcionará uma nova fase de desenvolvimento no município.

O objetivo do instituto é escalonar a produção de cinco linhagens de leveduras cervejeiras, ainda não comercializadas no Brasil, para um volume de até 120 litros de cultivo.

Ainda de acordo com o presidente da Fiems, o instituto já inaugura com cinco projetos ancoras, os quais serão detalhados durante a inauguração. Ele destacou que Três Lagoas é um município contemplado com biomassa. A cidade dispõe de duas fábricas de celulose. A biomassa do eucalipto, por exemplo, é transformada em papel.

As obras de construção do instituto, orçado em mais de R$ 20 milhões, foram iniciadas em janeiro de 2015.

Os Instituto Senai de Inovação trabalham de forma integrada, ou seja, suas estruturas podem ser utilizadas para atender demandas de todos os estados do país através das equipes técnicas relacionadas. Saiba mais em: http://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/inovacao-e-tecnologia/institutos-senai-de-inovacao/

Fonte: JP News via SNA e Observatórios

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube