Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Primeira fábrica de etanol de milho é inaugurada por Temer e Maggi

Publicado em 16/08/2017

A primeira fábrica de etanol de milho do país foi inaugurada no dia 11 de agosto, em Lucas do Rio Verde (MT), com a presença do presidente Michel Temer e do ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento). “Muitas outras empresas como essas, compatíveis com o que prevê o Acordo do Clima de Paris, virão”, disse o presidente, destacando “o sentido empresarial e de preservação ambiental” da inciativa, por tratar-se de combustível não poluente. Temer e Maggi participaram ainda do início da colheita de algodão no município.

A empresa, FS Bioenergia, vai produzir anualmente aproximadamente 210 milhões de litros de etanol, além de outros derivados do milho, como óleo e farelo, além de gerar 60.000 megawatts de eletricidade.

A planta de Lucas do Rio Verde utilizará tecnologia que permite remover fibra durante o processo de produção do etanol, melhorando o rendimento e eficiência, ao criar coprodutos ricos em nutrientes essenciais (proteína, gordura, minerais e vitaminas). A fábrica foi criada a partir de joint venture entre a brasileira Fiagril e a norte-americana Summit Agricultural Group, com investimentos de R$ 450 milhões.

Colheita de algodão

O ministro Blairo Maggi destacou a importância da produção de algodão no Mato Grosso e da indústria de etanol a partir do milho, para que o estado diversifique ainda mais a sua produção. De US$ 100 bilhões resultantes das exportações do agronegócio brasileiro em 2016, Mato Grosso responde por 16%, logo depois de São Paulo, responsável por 20%, lembrou o ministro. Do algodão produzido no país, 67% são cultivados no Mato Grosso. O Brasil está entre os cinco maiores produtores e exportadores mundiais de algodão em pluma.

A produção de etanol trará um benefício adicional aos agricultores, destacou Maggi, observando que a demanda da indústria ajudará a garantir preço de comercialização de milho.

Informações: MAPA

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube