Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

União Europeia estimula eficiência energética na indústria

Publicado em 28/06/2017

A 7ª missão da Low Carbon Business Action in Brazil (LCBA), programa da União Europeia que busca contribuir com a redução das emissões de carbono, reunirá em São Paulo, durante quatro dias, 40 pequenas e médias empresas brasileiras e europeias para discutir alternativas eficientes de energia para a indústria. O evento ocorre entre 19 e 22 de junho e inclui em sua programação visitas à Feimafe, feira de máquinas-ferramenta e sistemas integrados de manufatura (realizada no Expo Center Norte).

A missão promove a formalização de Acordos de Cooperação e Parceria (CPA em inglês) entre essas empresas, que atuam no setor de eficiência energética e que fornecem soluções e serviços para a indústria. Estes encontros permitem a troca de conhecimento sobre processos e produtos inovadores que possam ser adotados por companhias brasileiras, principalmente, gerando impactos positivos de produtividade, desenvolvimento econômico e ambiental.

O objetivo é que essas tecnologias de baixo impacto ambiental sejam difundidas no mercado por meio de joint-ventures, projetos de investimentos e de representações comerciais, entre outras modalidades de negócios Em uma segunda fase, a começar no segundo semestre de 2017, a Low Carbon Business Action in Brazil prestará assistência técnica para o desenvolvimento das 80 melhores CPAs firmadas em 2016-2017, com auxílio de 30 a 70 mil euros por parceria firmada

. Ainda este ano, o programa terá outras duas missões nos setores de Energias Renováveis (solar, fotovoltaica, biogás, eólica e biomassa), Gestão de Resíduos Sólidos e Agricultura de baixo carbono.

A Low Carbon Business Action in Brazil foi iniciada em agosto de 2016 e já promoveu seis missões empresariais entre PMEs do Brasil e Europa. A ação reuniu um total de 239 empresas, sendo 147 do Brasil e 92 dos 28 estados membros da UE. Nestes encontros, foram firmados 417 acordos de cooperação entre os participantes.

A LCBA possui um Comitê Diretivo composto por entidades nacionais, públicas e privadas, tais como Sebrae, CNA, CNI, Febraban, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Ministério do Meio Ambiente, e pelas Diretorias Gerais da Comissão Europeia - DG Growth e DG Clima. Para participar das missões empresariais, com custos financiados pela União Europeia, as empresas podem se inscrever no website http://www.lowcarbonbrazil.com/ .

Fonte: Ipesi Digital
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube