Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Dow incentiva tratamento de água de reúso para abastecer municípios e indústrias no país

Publicado em 09/06/2017

A finitude da água e a alta demanda pelo recurso, que deve ser 30% maior até 2030 de acordo com a ONU, é uma questão que atinge pessoas e empresas. A Dow endereça esse desafio em sua estratégia de negócios, fomentando a economia circular entre parceiros e clientes. Por ser uma das principais detentoras de tecnologias para tratamento de águas, tema que balizará os debates da ONU ao longo de 2017, a Dow oferece um dos portfólios mais abrangentes para purificação e separação de água. Ao disponibilizar soluções altamente tecnológicas e economicamente viáveis, tanto para fins municipais quanto industriais, a empresa incentiva a adoção de soluções que reduzem, reutilizam e recuperam os limitados recursos hídricos do planeta.

“A quantidade de água existente hoje não é suficiente para atender as necessidades globais. Não podemos mais seguir o modelo linear utilizado atualmente, que ´extrai, produz e descarta´ recursos. Acreditamos que transição para uma economia circular é essencial para que a sociedade migre para um nível de consumo sustentável”, afirma Renato Ramos, diretor do negócio de Água da Dow para a América Latina.

Buscando desenvolver uma estratégia de valor de longo prazo, a Dow investe em pesquisa e desenvolvimento para oferecer as mais modernas soluções de reaproveitamento de água de reúso, atendendo às mais rigorosas regulamentações nacionais e internacionais. “A reutilização, tal como se aplica na economia circular, ajuda a criar um mundo onde a água deixa de ser escassa e torna-se um recurso bem gerido, sustentado pelos avanços das tecnologias de separação e purificação”, ressalta Renato.

As inovações da Dow permitem tratamento de água de diversas origens. Um dos exemplos acontece no Ceará, que vem passando por uma longa seca há muitos anos e precisa de alternativas para o abastecimento industrial, uma vez que os açudes priorizam o atendimento da população local. Uma importante fabricante de bebidas, com o suporte de engenharia da Dow, está implementando neste mês um processo de recuperação de água de alta eficiência e pioneiro no mundo. Com ele, a água de uso interno que antes era descartada será tratada em diversas etapas pelos sistemas de Ultrafiltração e Osmose Reversa que reduzem o desperdício do recurso em mais de 50%.

Economia Circular
Promover tecnologias para o tratamento de água está em linha com as metas de Sustentabilidade 2025 da Dow, que preveem, também, o desenvolvimento de negócios por meio da colaboração e a valorização da natureza. Estas metas endereçam ainda cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento sustentável, da ONU, e incorporaram o valor da natureza e da sociedade em todas as decisões de negócios da empresa.

Como desdobramento das metas de sustentabilidade para a América Latina, a estratégia da companhia busca endereçar os quatro temas prioritários para o sucesso do desenvolvimento sustentável na região – Economia Circular, Mudanças Climáticas, Bem-estar e Água – e combinou esses temas a quatro mercados em que a empresa possui maior potencial de crescimento: Energia, Infraestrutura, Consumo e Alimentos. A partir desse cenário, estão sendo definidos investimentos, focos para inovação, planos de negócios e ações de engajamento de acordo com as agendas locais, de forma a conectar o futuro da Dow à promoção da sustentabilidade nestes países, valendo-se da capacidade influenciadora da indústria química, presente em 96% dos produtos manufaturados.

Fonte: Anpei

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube