Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Cogeração na indústria e sinal de eficiência e economia

Publicado em 15/02/2017

FONTE: www.biomassabr.com



As altas taxas de energia elétrica estão alterando as estratégias empresariais de muitas indústrias no mundo. 

A necessidade de economizar e também a preocupação com o aquecimento global vem mudando conceitos e diretrizes dentro das organizações. Cada empresa estuda formas diferentes de investir em energia limpa, porém com o mesmo objetivo de economizar na conta de luz no final do mês. 

No Brasil muitas delas estão investindo na cogeração de energia, seja através de painéis solares ou de biomassa. 

Um exemplo é a fábrica de batatas fritas congeladas Bem Brasil, a qual decidiu investir 30 milhões de reais na construção de uma estação de geração de energia alimentada por biomassa e que será instalada na nova unidade em Minas Gerais. 

De acordo com a empresa a estação de biomassa utilizará o bagaço da cana e o cavaco de madeira para gerar energia. O projeto visa alimentar a produção através do vapor produzido pela caldeira e também gerar energia elétrica através de uma central com capacidade para 7,5 MW. A geração de energia sustentará parte do consumo da fábrica. 

Assim como a Bem Brasil muitas empresas vem adotando medidas sustentáveis e encontrando soluções para problemas energéticos. Dados da Agência Internacional de Energia mostram que a oferta de geração de energia através da biomassa possui um potencial para crescer ainda mais com a ajuda de fatores como a manutenção de politicas públicas atuais, a introdução de novas politicas a favor das energias renováveis e a limitação de gases de efeito estuda, a qual já vem sendo seguida desde a Conferência do Clima em 2015. 

A expectativa é que a cada ano mais indústrias optem pela geração de energia limpa.
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube