Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

PNUD apresenta projeto de eficiência energética em conferência internacional

Publicado em 04/08/2016

Projeto de eficiência energética em edificações do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Ministério do Meio Ambiente será apresentado na Greenbuilding Brasil 2016, maior feira de construção sustentável da América Latina que ocorre de 9 a 11 de agosto.

FONTE: www.naçõesunidas.org

Autor

Influenciar e desenvolver o mercado de eficiência em edificações comerciais e públicas, visando contribuir com a redução de emissões de gases de efeito estufa em até 3 milhões de toneladas, nos próximos 20 anos, é a meta do Projeto 3E – Transformação do Mercado de Eficiência Energética no Brasil, que será apresentado na conferência internacional Greenbuilding Brasil 2016 em São Paulo entre 9 e 11 de agosto.

A iniciativa é resultado de parceria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e conta com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), do Protocolo de Montreal e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Este é o primeiro projeto brasileiro voltado à eficiência energética em edificações que promove parceria entre tantos atores e enfoca a disseminação de informações, capacitações do setor público e privado, bem como a alavancagem de recursos por um mecanismo de garantia técnica para a promoção de eficiência energética no Brasil”, explica a oficial de programa de desenvolvimento sustentável do PNUD, Rose Diegues.

As apresentações relacionadas ao projeto serão feitas na sala de aprendizado do Ministério do Meio Ambiente e terão como foco as experiências nacionais do Projeto 3E nos últimos anos.

Haverá ainda apresentações sobre a experiência da etiquetagem do edifício do Ministério do Meio Ambiente e sobre o trabalho do “benchmarking” de consumo energético em edifícios públicos de escritório, realizado em parceria com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).

Haverá debates de casos práticos de medição e gerenciamento energético e exemplos aprovados pelo Mecanismo de Garantia de Eficiência Energética do BID, também parte do Projeto 3E.

A programação inclui apresentações de comissionamento e retromossionamento de ar condicionado em edificações, desenvolvido mediante parceria do MMA com o PNUD, no âmbito do Protocolo de Montreal.

“Pelo fato de o setor de edificações responder por mais de 40% do total da eletricidade consumida no Brasil, viu-se que a promoção da eficiência energética nesse meio é uma estratégia de relevância cada vez maior para a mitigação da mudança global do clima”, explica a analista ambiental do MMA, Alessandra Silva.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube