Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Inscrições abertas para workshop internacional sobre biogás

Publicado em 01/07/2016

FONTE: bemparana.com.br

Autor

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) será sede da 4.ª edição do workshop internacional Aproveitamento Energético de Biogás de ETEs (estações de tratamento de esgoto). O evento reunirá pesquisadores e profissionais que atuam na área para debater as novidades e possibilidades do setor no Centro de Tecnologias Sustentáveis (Cets) da Sanepar, em Curitiba, nos dias 28 e 29 de julho. 

A atividade é promovida pela Sanepar e pelo Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil (Probiogás), com apoio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraná (Abes-PR). O Probiogás é desenvolvido por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, e o governo alemão, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. 

“Este evento é uma iniciativa para proporcionar um espaço de discussões técnicas aprofundadas sobre o biogás no tratamento de esgoto. A Sanepar acompanha de perto essas discussões e participa fortemente na busca de soluções de menor impacto ambiental para seus processos internos”, afirma o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião. 

SUSTENTABILIDADE - O gerente da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanepar, Gustavo Rafael Collere Possetti, conta que o uso energético do biogás é um fator importante de sustentabilidade, pois, além de preservar o meio ambiente, pode contribuir para a questão econômica das empresas que prestam serviços de tratamento de esgoto. 

“O biogás é uma fonte renovável de energia e seu uso contribui para a minimização das emissões de gases indutores do efeito estufa, provenientes do tratamento anaeróbio do esgoto e de lodos. A recuperação energética do biogás também pode permitir a redução de custos na operação de serviços de saneamento, sejam eles associados à energia elétrica ou à gestão de lodos e escumas”, diz Gustavo. 

Para o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, a questão dos custos com energia tem sido um dos entraves no setor de saneamento. “A Sanepar tem procurado estimular pesquisas na área e encontrar soluções sustentáveis para a conservação, a racionalização e a produção de energia no setor de saneamento”, diz Chaowiche. A empresa lançou, neste ano, dois prêmios buscando soluções científicas e boas práticas no uso eficiente de energia no saneamento. 

Segundo o presidente, de modo geral, todas as empresas de saneamento também possuem instalações que demandam alto consumo de energia, o que gera muitos custos. Chaowiche informou que a Sanepar, com cerca de 11 milhões de clientes, gastou 682,9 gigawatt/hora de energia elétrica em 2014 a um custo aproximado de R$ 206 milhões. Em 2015, o gasto de energia foi de 676,7 gigawatt/hora, mas a Sanepar pagou R$390,8 milhões, um aumento de 89,01% dessa despesa. 

INSCRIÇÕES - As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email: probiogas@giz.de. São 150 vagas e o interessado deve informar nome completo, instituição, cargo, estado e telefone. 

O Cets fica na Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 151, bairro Tarumã, em Curitiba. 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube