Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Fonte solar poderá ser 13%da matriz energética.

Publicado em 23/06/2016

FONTE: www.envolverde.com.br

Autor

A proporção de eletricidade gerada a partir da energia solar fotovoltaica poderá aumentar, passando dos atuais 2% para 13% até 2030, segundo o último informe da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena).

O informe Deixando Passar a Luz: Como a Energia Fotovoltaica Revolucionará o Sistema de Eletricidade, divulgado no dia 22, no InterSolarEurope, conclui que a indústria solar tem possibilidades de uma enorme expansão, graças, principalmente, à redução de custos.A capacidade fotovoltaica poderia ficar entre 1.760 e 2.500 gigawatts (GW) até 2030, bem acima dos 227 GW gerados atualmente.

“As últimas análises da Irena concluem que continuará a redução de custos na energia solar e na eólica, com uma possível redução de até 59% nos equipamentos fotovoltaicos nos próximos dez anos”, disse o diretor-geral da agência, Adnan Z. Amin.

“Estima-se que a demanda por eletricidade crescerá mais de 50% no mundo até 2030, principalmente nos países em desenvolvimento e nas economias emergentes”, destacou Amin. “Para cobrir a demanda ao mesmo tempo em que se busca cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável, os governos terão que implantar políticas para alcançar todo o potencial da energia solar”, afirmou.

Para conseguir cobrir 13% da demanda por eletricidade com energia solar até 2030 será preciso duplicar a capacidade anual nos próximos 14 anos.

O informe apresenta cinco recomendações para conseguir o aumento: atualização de políticas em função das últimas inovações, apoio estatal à pesquisa permanente e atividades de desenvolvimento, criação de um marco de padrões globais, mudanças na estrutura do mercado, e adoção de tecnologias propícias como armazenamento e matrizes inteligentes.

Esse informe é o terceiro publicado pela Irena neste verão boreal. Na segunda semana deste mês apresentou O Poder da Mudança, com o prognóstico de que o custo médio da eletricidade gerada com tecnologia solar e eólica poderia diminuir entre 25% e 59% até 2025.

E, no começo desta semana, a Irena divulgou Gestão de Vida Útil: Equipamentos Solares Fotovoltaicos, que concluiu que a potência técnica dos materiais recuperados dos painéis descartados poderia superar os US$ 15 bilhões até 2050, uma oportunidade de negócio convincente. Envolverde/IPS

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube