Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Profissionais da Compagas discutem produção de biogás e biometano

Publicado em 16/12/2015

FONTE/AUTORIA: Agência de Notícias do Paraná

Compagas, concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Paraná, sediou nesta sexta-feira (4) um workshop sobre biogás e biometano. O encontro proporcionou a troca de experiências dos profissionais da Compagas, que têm amplo conhecimento em técnicas de construção e operação de redes de gás, com representantes do Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás), formado por 17 instituições que desenvolvem e apoiam projetos relacionados às energias renováveis. 

Os profissionais da CIBiogás, que tem sede em Foz do Iguaçu, apresentaram o desenvolvimento de projetos relacionados às energias renováveis, incluindo a produção de biogás. “O objetivo foi entender melhor estes processos e como é a operação do biogás no Oeste do Paraná para que possamos avaliar a aplicação deste gás à nossa realidade”, disse o diretor técnico-comercial da Compagas, José Roberto Gomes Paes Leme. 

Os participantes também agendaram visitas técnicas ao laboratório da CIBiogás e às obras e redes de distribuição de gás da Compagas. As visitas devem ocorrer nas próximas semanas. 

O encontro teve a participação de representantes das áreas de Engenharia, Operações, Vendas Industrial, Comercial e Residencial, Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) e Planejamento da Compagas. Da CIBiogás estavam o diretor-presidente, Rodrigo Regis, o gerente de Tecnologia Eduardo Trindade, e os engenheiros Giovani Patuzzo e Luis Tiago e o engenheiro da Itaipu Binacional Maycon Vendrame. 

COMPAGAS - A concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Estado do Paraná completou 20 anos em 2014. Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%. 

Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do País a fornecer o gás natural aos clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol). 

Atualmente, a Compagas tem mais de 30 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 17 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, São Mateus do Sul, Pinhais, Paranaguá, Cambé, Londrina, Carambeí e Castro. 

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br ewww.facebook.com/governopr 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube