Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Pesquisadores desenvolvem células solares onduladas baseados em técnica japonesa kirigami

Publicado em 15/09/2015

clique para ampliarclique para ampliarPlacas onduladas (Foto: Divulgação)

A opção criada por cientistas da Universidade de Michigan tem potencial para tornar a produção de energia solar mais barata e eficiente. A maioria dos painéis solares instalados em telhados são fixados em um ângulo particular, o que impede o aproveitamento da incidência solar ao longo do dia.

A tecnologia é baseada na antiga técnica japonesa de recortes de papel, chamada de kirigami. O formato é semelhante ao de uma folha de papel com recortes em tiras, que o deixam ondulado. As placas feitas dessa maneira aproveitam a luz solar em diversos ângulos, da mesma forma que as placas automáticas, que seguem o sol ao longo do dia, já disponíveis no mercado, porém muito caras em função do sistema mecânico necessário para movimentar os painéis. Desta forma, em um ano os painéis podem gerar de 20 a 40% de energia a mais, além disso a tecnologia requer o uso  mesma quantidade de material semi- condutor. O material utilizado para a confecção das células é arseneto de gálio.

Os pesquisadores admitem a disponibilidade da nova tecnologia no mercado ainda vai demorar, em função de limitações como soluções para proteção a intempéries e suporte.

Sai mais: Michigan News

FONTE:NYC Today

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube