Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Saiba o que aconteceu na 15º Conferência Anpei de Inovação Tecnológica

Publicado em 02/09/2015

A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) realizou nos dias 24, 25 e 26 de agosto, em Cabo de Santo Agostinho (PE), a sua 15° conferência em inovação tecnológica. O evento teve como principais objetivos a promoção de networking, discussões sobre políticas de apoio à inovação, práticas e cases de sucesso, e apresentações sobre tendências que já começam a transformar a vida das pessoas e das empresas no mundo todo.

clique para ampliarclique para ampliarHeloisa Menezes, diretora técnica do Sebrae Nacional. (Foto: Divulgação)

O evento contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais, empreendedores, investidores, dirigentes de ICTs e de entidades governamentais de fomento à inovação e de diretores de PD&I das principais cadeias produtivas nacionais e globais.

No primeiro dia do evento foram realizados painéis direcionados a discutir a inovação no Nordeste e apontar caminhos para que pequenas e médias empresas invistam em inovação para se tornarem mais competitivas. “O Nordeste tem avançado bastante e tem um papel de destaque no nosso sistema nacional de inovação. Foi muito bom ver o comprometimento de Pernambuco e do Nordeste como um todo, de colocar a inovação na sua estratégia de governo”, ressaltou o presidente da Anpei, Gerson Pinto. O mesmo também salientou o esforço do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no sentido de colocar uma agenda de inovação ainda mais forte para as PMEs.

clique para ampliarclique para ampliarEngenheiro mecânico e ex-executivo da indústria de óleo e gás, Cordeiro é atualmente professor de Singularity University. (Foto: Divulgação)

O primeiro dia terminou com a cerimônia oficial de abertura, que contou com a presença de autoridades do sistema nacional de inovação, seguida pela palestra magna “O Estado do Futuro de todas as coisas: Prospectivas e Tecnologias”, ministrada pelo venezuelano Jose Cordeiro, da Singularity University.

O segundo dia da conferência teve como destaques principais o lançamento do Guia de Interação ICT-Empresa, o anúncio do SEBRAE sobre a possibilidade de começar a investir em startups, os dois editais da EMBRAPII e a parceria entre o MDIC/Anpei/Agência britânica UKTI, para internacionalização das startups brasileiras.

Ainda no segundo dia, o SEBRAE anunciou em uma das palestras que está avaliando levar ao conselho a oportunidade de atuar, também, com empresas de alto potencial inovador. A ideia é unir-se a fundos para tornar-se um investidor de capital de risco, ou seja, atuar como um sócio de empresas de base tecnológica escaláveis, oferecendo não apenas recursos, mas também mentoria e apoio na tomada de decisões. 

Já a Embrapii, divulgou o lançamento de dois novos editais para este ano. Eles dizem respeito a novas unidades que serão credenciadas para desenvolver projetos de inovação tecnológica em parceria com empresas do segmento industrial. "Foi importante sentir o esforço que a FINEP, o BNDES e a Embrapii estão fazendo para buscar garantias de que não haja descontinuidade nos investimentos em programas importantes para o Brasil. 

O terceiro e último dia da conferência foi dedicado a apresentação de 33 cases de sucesso de empresas e ICTs inovadoras e à exposição de pôsteres.

A equipe técnica dos Observatórios Sesi/Senai/IEL esteve presente nos três dias de conferência e teve a oportunidade de apresentar o pôster sobre o projeto “Cidades Inovadoras”. Para saber mais sobre os projetos realizados pelos Observatórios clique aqui.

Informação de: Agência de Notícias Anpei; Observatórios Sesi/Senai/IEL

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube