Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Projeto da Google auxilia e promove geração de energia solar em telhados nos EUA

Publicado em 18/08/2015

clique para ampliarclique para ampliarFerramenta Sunroof (Foto: Divulgação)

O “Project Sunroof”, lançado dia 17 de agosto, foi desenvolvido por Carl Elkin (um engenheiro do Google) e é uma ferramenta que utiliza mapeamento aéreo de alta resolução (o mesmo do Google Earth) para calcular a quantidade de energia que pode ser gerada com a instalação de painéis solares nos telhados das casas dos usuários.

São levados em conta fatores como a orientação do telhado, sombra de árvores e edifícios nas proximidades, além dos padrões climáticos locais. O usuário simplesmente informa seu endereço e alguns dados relacionados à conta de energia elétrica da residência e a ferramenta fornece informações de dimensionamento, estimativas de custos de instalação e economia de energia. Se houver a opção de instalação, a ferramenta também passa informações sobre os fornecedores locais de energia solar.

Em fase piloto, segundo informações do blog Google Green, a iniciativa está sendo testada na área da Baía de São Francisco, na Califórnia, e em Boston, mas poderá ser estendida para todos os 50 estados americanos e, potencialmente, para outros países.

O entendimento e o acesso à energia solar por parte dos consumidores é muito importante para se estabelecer e implementar a indústria de geração distribuída de energia no Brasil. Desde 2012 é possível gerar a própria energia elétrica graças à Resolução Normativa 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) que regularizou a micro e minigeração distribuída. O sistema funciona em forma de compensação de energia, permitindo o consumidor instalar pequenos geradores em sua residência, comércio ou indústria e trocar energia com a distribuidora local.

Reconhecendo a importância dos estímulos à geração distribuída que justificam-se pelos potenciais benefícios que tal modalidade pode proporcionar ao sistema elétrico, como a postergação de investimentos em expansão nos sistemas de distribuição e transmissão; o baixo impacto ambiental; a redução no carregamento das redes; a redução de perdas e a diversificação da matriz (ANEEL, 2014) a Agência Nacional de Energia Elétrica publicou o Caderno Temático Caderno Temático publicado pela ANEEL.

Entre as empresas fornecedoras destes serviços no Brasil está a Solar Energy do Brasil:

http://solarenergy.com.br/energia-solar/residencial/

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube