Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

ELCO Engenharia instala as maiores usinas solar e eólica no Paraná

Publicado em 29/06/2015

A ELCO Engenharia já vem se destacando no mercado de energias renováveis através do seu pioneirismo no setor. Sendo a primeira empresa a fazer a conexão de usinas de geração distribuída, com as distribuidoras de energia COPEL e COCEL (Campo Largo/PR), dentro da resolução normativa 482 da ANEEL.

E, nesse momento, a ELCO Engenharia ganha destaque na instalação das maiores usinas solar fotovoltaica e eólica no estado do Paraná, estado onde a empresa tem grande tradição do setor industrial, com mais de 38 anos de atuação.

No dia 15 de junho de 2015 foi inaugurada a maior usina solar fotovoltaica conectada à rede no estado do Paraná, instalada na empresa ELCOSUL, em Curitiba, no bairro Hauer, empresa especializada na fabricação de painéis elétricos. O sistema é formado por 168 módulos fotovoltaicos de 300 Wp cada, 2 inversores de 20 kW e um inversor de 10 kW, totalizando a potência de 50,4 kWp. A geração deverá suprir aproximadamente 85% do consumo da empresa.

Usina solar fotovoltaica de 50,4 kWp.

Os proprietários da empresa afirmam que a iniciativa irá reduzir os custos com energia elétrica, e consequentemente, os custos de produção, tendo em vista que a energia elétrica influencia diretamente no custo do produto da empresa.

Com a entrada em operação da usina a empresa consegue fugir das recentes e futuras altas da energia elétrica, devido ao fato da empresa gerar sua própria energia de forma limpa e renovável.

Também no mês de junho foi concluída a instalação do maior gerador eólico, dentro da geração distribuída, no Paraná, sendo também o maior do Brasil. A usina eólica é um projeto em parceria entre a ELCO Engenharia e a empresa Energy Green de Fortaleza. Instalado na cerâmica Tijolajes, no bairro Umbará em Curitiba, com previsão de entrada em operação em agosto, a usina é capaz de atingir a potência de 50 kW e geração estimada anual de 96.360 kWh.

Usina eólica de 50 kW.

Segundo o proprietário da empresa, este é um projeto experimental que no momento atenderá uma parcela de sua demanda, porém no futuro a intensão é gerar toda a demanda energética da fabrica no próprio local.

Essas usinas nos mostram como é possível buscar alternativas para a redução no custo de energia elétrica. Projetos como esses além da redução do custo de energia podem trazer outros ganhos como: Geração de energia limpa e renovável; Geração distribuída;   Ponto de geração e consumo próximos, evitando perdas na transmissão da energia;   Valorização imobiliária e Valorização da marca, hoje o consumidor apoia as marcas com ações de sustentabilidade.

A empresa ELCO Engenharia é uma das importantes parceiras no projeto de Articulação da Rota Estratégica para o Futuro da Indústria Paranaense - Roadmapping de Energia. Atua fortemente junto aos grupos de trabalho dedicados a Visão de Futuro de número 2 da Rota - "Referência em geração distribuída de energias renováveis"; e Visão de Futuro de número 3 - "Modelo de eficiência energética para competitividade". Participando das discussões, elaboração de projetos e realização de eventos para o setor de energia.

Informação de: ELCO Engenharia; Observatórios Sesi/Senai/IEL

 

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube