Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Sistema Fiep participa de palestra sobre o Projeto Green Silicon, em Recife e Rio de Janeiro

Publicado em 22/06/2015

Complexo industrial fotovoltaico, que terá investimento inicial de 700 milhões de euros, promete ser inovador e pioneiro na América Latina.

O Sistema Fiep participou nos dias 17 e 19 de junho do Photovoltaic Investor’s Day Brazil, em Recife e no Rio de Janeiro, respectivamente. O evento foi promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e o Cluster Solar de Baden-Württemberg, na Alemanha, e reuniu os principais investidores em fabricação de equipamentos fotovoltaicos e em geração solar no Brasil.

O objetivo do encontro com os investidores foi de incentivo a investimentos para produção de equipamentos, bem como a aproximação entre investidores, projetistas, especialistas e fornecedores que se interessem em apoiar o Projeto Green Silicon, proposto pela Itaipu Binacional, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Paraná.

O projeto, em fase de finalização, teve o objetivo de realizar um estudo de viabilidade técnica e econômica para a construção de uma base industrial fotovoltaica integrada, para produção desde a matéria prima até a manufatura de painéis fotovoltaicos, unindo Paraná e Paraguai. A base industrial estaria voltada para o mercado local e de exportação, com a absorção, o desenvolvimento e a difusão de conhecimento tecnológico.

De acordo com Reinaldo Tockus, gerente de Relações Internacionais e Negócio Exterior do Sistema Fiep e palestrante no Investor’s Day, o eixo Paraguai-Brasil é importante em função de que a energia é mais barata no estado vizinho, custando hoje menos da metade da energia brasileira. “A disseminação dessas tecnologias, com apoio de milhares de pequenos investidores privados, que poderão colocar um painel de geração em seus telhados, produzirá uma mudança radical na oferta de energia no país, afastando em pouco tempo o fantasma do apagão energético brasileiro”, afirma.

Como funcionará

O complexo industrial que fabricará painéis fotovoltaicos será alimentado com energia elétrica fornecida pela Itaipu Binacional. Pelo projeto, funcionarão integrados os processos industriais de alta tecnologia, a partir da transformação inicial anual de 4 mil toneladas de silício em grau metalúrgico e, na sequência, as fases de polisilício ou silício em grau solar, lingote e waffers, células e painéis. O Brasil lidera o mercado de exportação de quartzo em pedra, insumo do silício, que é o elemento principal da produção de painéis fotovoltaicos.

Segundo Tockus, o investimento inicial para a implantação da cadeia deve chegar a 700 milhões de euros. A fábrica promete ser inovadora e pioneira na América Latina. “O Senai no Paraná será o detentor, assim como os parques tecnológicos Itaipu – Brasil e Paraguai, das tecnologias da cadeia produtiva, além de disseminador do conhecimento para a preparação e formação profissional no Brasil”.

Em 2014, um acordo de cooperação técnica foi formalizado entre Itaipu, Brasil, Paraguai, Fiep e Senai, em que ambos os países apresentam vantagens para a viabilização da industrialização integrada dos painéis fotovoltaicos, como energia disponível, irradiação solar, disponibilidade de recursos humanos e de matéria prima.

Informação de: Agência Fiep

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube