Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Projeto de Lei propõe a criação de uma política estadual de incentivo ao aproveitamento de energia solar no Paraná

Publicado em 09/03/2015

De autoria do deputado Ney Leprevost, o projeto de Lei nº 239/14, que propõe a criação de uma Política Estadual de Incentivo ao Aproveitamento de Energia Solar e Eólica como forma de racionalizar o consumo de energia elétrica e outras fontes de energia no Paraná, seguiu agora para análise e parecer técnico das comissões do Poder Legislativo.

O objetivo do projeto além de racionalizar o consumo da energia elétrica, é criar alternativas de emprego e renda para o Estado, incentivando o setor industrial que fabrica os equipamentos e componentes para a geração de energia solar e eólica.

De acordo com Leprevost, “é dever do Poder Público estimular o uso de tecnologias mais limpas e menos degradadoras. Estudos indicam que o Paraná tem um enorme potencial de energia eólica e solar não aproveitado. As alternativas complementares viáveis de energia devem ser urgentemente implantadas, tendo em vista a forte demanda do setor energético enfrentada no país, principalmente nas grandes cidades”, disse.

Entre os objetivos da Política Estadual de Incentivo ao Aproveitamento de Energia Solar e Eólica estão: a implantação de sistemas de energia solar e eólica em empreendimentos particulares e públicos, residenciais, comunitários, comerciais e industriais; prevenir impactos negativos ao meio ambiente; universalizar o serviço público de energia; estimular o uso de fontes renováveis de energia; diversificar a matriz energética paranaense; garantir maior confiabilidade e segurança para o abastecimento; criar mecanismos para facilitar o uso e a comercialização dos produtos inerentes ao sistema da energia solar e eólica; apoiar a implantação e o desenvolvimento dos projetos que contemplem a utilização de equipamentos de energia alternativa; e desenvolver campanhas destinadas a racionalizar o consumo de energia elétrica no Estado do Paraná.

Para tanto, caberia ao Estado – por meio de instrumentos como incentivos fiscais, pesquisa tecnológica, assistência técnica e promoção de produtos – apoiar a implantação e o desenvolvimento dos projetos que contemplem a utilização de equipamentos de energia alternativa; estimular parcerias entre os órgãos municipais, estaduais e federais, para ganhos em economicidade, produtividade e eficiência tecnológica; e criar mecanismos para facilitar o uso e a comercialização dos produtos inerentes ao sistema da energia solar e eólica.

Informação de: Blog Ney Leprevost; ALEP

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube