Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Primeira instalação de sistema fotovoltaico On-Grid é homologado no Paraná

Publicado em 04/10/2013

Foi homologada pela COPEL no dia 02/10/13 a primeira ligação “on-grid” de sistema de micro geração de energia fotovoltaica no Paraná seguindo a Resolução Normativa n° 482/2012 da ANEEL. A ligação do sistema foi feita em Curitiba na sede da empresa ELCO Engenharia de Montagens.

O sistema é formado por 36 painéis solares fotovoltaicos e possui uma potência instalada de 8,7kWp, e assim, a geração deverá suprir aproximadamente 15% do consumo atual da sede da empresa. O novo medidor de energia instalado na entrada de serviço da ELCO faz o controle do “sistema de compensação de energia”, que permite a dedução da quantidade excedente gerada, e injetada na rede da concessionária, da quantidade fornecida pela COPEL para a ELCO.

O principal objetivo do projeto é a pesquisa e desenvolvimento na área de energias alternativas, propiciando a aquisição de conhecimentos e o domínio da tecnologia para a construção de soluções voltadas a micro e mini geração distribuída.

Além da energia solar, outras formas de geração também fazem parte do objetivo de estudo e pesquisa da ELCO, como: energia eólica, biomassa e hidrogênio.

A ELCO já vem atuando desde 2011 com projeto e desenvolvimento de tecnologia, produtos e soluções direcionados às formas alternativas de geração de energia e oferece soluções completas que vão desde a concepção do projeto até sua implementação.

Esta instalação representa um marco para os trabalhos que vem sendo feitos para incentivar o uso de sistemas de energia renováveis, principalmente de micro e mini geração, que pertencem a um mercado que está se consolidando no Brasil e que deve crescer muito nos próximos anos.

Informação de: ELCO

 

Comentários

- Deixe seu comentário
por Jackson Cesar Dorigo - Segunda-feira, 07 de Outubro de 2013 - 09:54:18 - Comentar

Prezados

Independente de quem foi o primeiro, o importante é as conexões acontecerem o mais breve possível. Parabéns a todos pela dedicação e iniciativa, apenas assim deixaremos alguma coisa para nossos filhos.

Compact cia
www.compactcia.com

Jackson


por Eloy Fassi Casagrande Jr. - Sexta-feira, 04 de Outubro de 2013 - 17:44:34 - Comentar

Prezados/as,

A título de informação, a primeira edificação com energia solar conectada diretamente a rede foi o Escritório Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com 20 paineis fotovoltaicos de 210 Watts, ligados em 14/12/2011, num acordo com a COPEL quando ainda não havia a resolução da ANEEL.

Hoje, o Escritório Verde é energia positiva no balanço anual, quer dizer, produz mais do que consome, devido a alta eficiência energética da edificação de 150m2. A energia excedente é repassada a outro edifício da universidade. O projeto foi realizado com diversos parceiros, entre eles a Solar Energy.
www.escritorioverdeonline.com.br

att
Prof. Eloy Casagrande Jr.
Coordenador do Escritório Verde da UTFPR


por Hewerton Martins - Sexta-feira, 04 de Outubro de 2013 - 10:49:54 - Comentar

Sobre a notícia: "Primeira instalação de sistema fotovoltaico On-Grid é homologado no Paraná", creio não proceder, visto que a Copel autorizou a instalação do SENAI que foi notícia em 12/09/2013.

Conforme matéria abaixo.

http://www.fiepr.org.br/observatorios/energia/FreeComponent21893content226812.shtml

O Projeto do Senai foi autorizado a conectar na rede no sistema ON GRID, considerando que o citado acima foi em 02/10/2013, portanto não foi o primeiro.


Respondendo respondendo Hewerton Martins
por Tiago Chinvelski - Sexta-feira, 04 de Outubro de 2013 - 11:17:53 - Comentar

Prezado Hewerton, conforme informado pela COPEL, o processo do SENAI ainda não foi finalizado e está em fase de homologação.


Deixe seu comentário

Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube