Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Blogs e informativos setoriais

No período de 2006 a 2008 os Observatórios Sistema Fiep, em parceria com a Fundação OPTI, realizaram o estudo prospectivo “Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense” com vistas a traçar para os setores portadores de futuro os mapas dos caminhos a serem percorridos em direção ao futuro industrial sustentável do Estado do Paraná nos horizontes prospectivos de 2015 e 2018.

Ao longo da realização dos estudos prospectivos foram identificados alguns fatores que dificultam o pleno desenvolvimento da indústria paranaense, dentre eles o baixo nível de interação entre representantes do setor produtivo e das universidades/centros de pesquisa paranaenses. Diante desta constatação o Sistema Fiep decide criar em 2009, via Observatórios Sistema Fiep, o projeto “Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense”, atribuindo como um de seus principais objetivos a promoção da interação entre representantes do setor produtivo e das universidades/centros de pesquisa locais para a realização das ações conjuntas propostas no projeto “Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense”.

Dentro do projeto de “Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense” passam então a serem realizadas diversas iniciativas para a aproximação dos representantes da academia e da indústria, do governo, de órgãos de classe, empresários, pesquisadores e industriais, para as quais o Sistema Fiep assume o papel de articulador: encontros temáticos; rodadas de negócios; informativos periódicos; blogs setoriais; intermediação de parcerias; divulgação de eventos pertinentes ao setor; promoção de eventos; publicações e divulgação de editais de fomento.

A falta de interação entre os atores do setor foi um dos fatores críticos identificados pelas Rotas Estratégicas que impacta o desenvolvimento econômico e tecnológico dos setores mais promissores para o desenvolvimento do estado. Os Blogs e informativos setoriais foram desenvolvidos pela equipe dos Observatórios Sistema Fiep, com a intenção de atender esta demanda de maior interação entre representantes de setores portadores de futuro. Esta é uma importante ferramenta para fornecer informações estratégicas e monitorar as ações propostas nas Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense.

Atualmente, seis setores estão sendo atendidos nesta proposta de concretização de ações de futuro importantes para o desenvolvimento industrial sustentável do estado do Paraná. São eles:

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube