Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Workshop de Atualização em Defesa Sanitária Animal reúne médicos veterinários em Curitiba

Publicado em 12/11/2015

Médicos Veterinários se reuniram em Curitiba no dia 30 de outubro em evento que buscou atualizar profissionais sobre suas responsabilidades em relação à sanidade animal e obrigações junto ao serviço veterinário oficial.

workshop dsa

O Workshop de Atualização em Defesa Sanitária Animal foi um evento gratuito realizado no dia 30 de outubro na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), que reuniu médicos veterinários cadastrados e habilitados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), emissores de Guias de Trânsito Animal (GTA), responsáveis técnicos e estudantes.

O evento permitiu o desenvolvimento do conhecimento técnico dos profissionais, além do foco na importância da atuação dos profissionais da iniciativa privada na defesa sanitária animal do país. O Workshop foi idealizado devido à necessidade da integração dos elos e do alinhamento dos profissionais da iniciativa privada com o serviço veterinário oficial.

Durante o período da manhã, no auditório principal, o evento foi aberto pela palestra de Integração entre o Serviço Oficial e Iniciativa Privada em Prol da Sanidade Animal Brasileira, proferida pelos médicos veterinários Ellen Laurindo (MAPA) e Rafael Gonçalves Dias (ADAPAR). O professor da UEL, Amauri Alfieri, abordou a importância das doenças de notificação obrigatória. Para Amauri, “a defesa sanitária animal somos nós”. Em seguida, a médica veterinária Marta Freitas (ADAPAR) explanou sobre a operacionalização da notificação obrigatória de doenças em animais no Paraná, detalhando aspectos práticos da notificação para os presentes. O médico veterinário Eliel Freitas, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária do Paraná concluiu as palestras da manhã, abordando aspectos éticos da notificação obrigatória.

workshop dsa

O médico veterinário Eliel de Freitas (CRMV-PR) profere palestra no Workshop de Atualização em Defesa Sanitária Animal

De acordo com Rafael Gonçalves, “a defesa sanitária animal é responsabilidade de todos, por isso é preciso que o profissional de medicina veterinária esteja sempre atento às doenças de notificação obrigatória e, principalmente, que notifique”. Para Ellen Laurindo, “o serviço veterinário oficial do Brasil pode ser comparado ao de outros países, inclusive os mais desenvolvidos, mas ele só é eficiente se contar com a participação efetiva dos profissionais da iniciativa privada”.

Já no período da tarde, os participantes dividiram-se em quatro salas, de acordo com sua espécie de interesse: aves, suínos, bovinos e equinos.

Na sala de aves, a professora da UFPR, Elizabeth Santin, abordou os desafios da Salmonella gallinarum para a avicultura moderna. Após, o médico veterinário Bruno Pessamilio, coordenador do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), explanou sobre a Doença de Newcastle e Influenza Aviária e relatou aspectos relacionados à revisão do PNSA.

sala aves

O médico veterinário Bruno Pessamilio (MAPA) profere palestra sobre o PNSA

Na sala de bovinos, o médico veterinário Diego Rodrigues, fiscal federal agropecuário do MAPA, abordou a também revisão do Plano Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), descrevendo ainda a atuação do médico veterinário habilitado no programa. Algumas doenças foram discutidas, como o cenário do Paraná livre de Aftosa, pelo médico veterinário Rafael G. Dias (ADAPAR), o relato de caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina pela médica veterinária Ellen Laurindo (MAPA) e a ocorrência de raiva em herbívoros no Paraná, pelo médico veterinário Ricardo Vieira (ADAPAR).

workshop dsa

O médico veterinário Diego Rodrigues profere palestra sobre o PNCEBT

Na sala de suínos, a médica veterinária Aglaci Tomporoski (ADAPAR) relatou a análise dos informes epidemiológicos e notificações de doenças em suínos, juntamente com a vigilância para Peste Suína Clássica. O médico veterinário Marcos Kanashiro (ADAPAR) abordou fatores importantes no transporte de suínos. O módulo contou também com a palestra do professor Amauri Alfieri (UEL), sobre o Sêneca Valley Virus.

workshop dsa

O médico veterinário Marcos Kanashiro profere palestra sobre Trânsito de Suínos

Na sala de equinos, o médico veterinário Edegar Kruger (MAPA) explanou sobre a Anemia Infecciosa Equina, seguido pela palestra de Pauline Sperka (ADAPAR), sobre o Mormo. O  módulo contou também com a discussão sobre o estudo de viabilização para a acreditação de Mormo, liderada por Mauro Godinho, do Paraná Metrologia. O médico veterinário Marcos Kanashiro abordou aspectos sobre o trânsito de equinos e eventos, bem como aspectos da identificação de equinos, por Ricardo Leal, da Sociedade Hípica Paranaense.

workshop dsa

O médico veterinário Edegar Kruger profere palestra sobre Anemia Infecciosa Equina

O Workshop de Atualização em Defesa Sanitária Animal é uma iniciativa do Grupo de Trabalho da Articulação da Rota Estratégica de Biotecnologia Animal, que conta com representantes da equipe técnica dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, ADAPAR, MAPA, CRMV-PR, Sindiavipar, Sindivet-PR, Laboratório Prado, BRF Brasil Foods S/A, JBS, Ocepar, Conesa, EMATER, Unicentro, entre outras. Este grupo discute a visão “Articulador de Competências em Biotecnologia para Biosseguridade”, dentro do projeto “Incremento na Sanidade Animal”. 

 

Para mais informações, entre em contato:

observatorios.rota.biotecanimal@fiepr.org.br

 (41) 3271-7452

 

Com informações de Observatórios e CRMV-PR

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube