Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Retrospectiva Articulação da Rota de Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal

Publicado em 03/12/2015

Conheça as ações realizadas pelos grupos de trabalho da Rota de Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal em 2015!

O projeto de Articulação das Rotas Estratégicas para o setor de Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal teve início no ano de 2011. Esse projeto deriva do estudo “Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense”, que na prática elaborou um roadmapping para cada um dos 13 setores industriais elencados como estratégicos no estudo intitulado “Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná”.

Participam dos grupos de trabalho do respectivo projeto profissionais de academia, da indústria, do governo e do terceiro setor, que se aproximaram em prol da concretização das ações propostas dentro das visões de futuro do Roadmapping de Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal. Para cada uma dessas visões de futuro traçadas foi criado um grupo de trabalho que se reúne periodicamente desde então.

O ano de 2015 foi um ano de grandes realizações para os grupos de trabalho do projeto "Roadmapping de Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal". 

 

Confira aqui as principais ações: 

A visão da indústria do Paraná como articuladora de competências em biotecnologia para a biosseguridade coloca em relevo a capacidade de identificar e mobilizar todas as competências biotecnológicas necessárias para garantir a biosseguridade da indústria animal paranaense.

A fim de concretizar as ações previstas na visão de futuro "Indústria Animal Paranaense Articuladora de Competências em Biotecnologia para a Biosseguridade", verificou-se a necessidade de qualificar médicos veterinários da iniciativa privada na área de Defesa Sanitária Animal, buscando a integração dos elos e o alinhamento dos profissionais da iniciativa privada com o serviço veterinário oficial. Assim, em 2015 aconteceu o evento: Workshop de Atualização em Defesa Sanitária Animal, que reuniu médicos veterinários cadastrados e habilitados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), emissores de Guias de Trânsito Animal (GTA), responsáveis técnicos e estudantes.

 

workshop dsa 

  clique para ampliarclique para ampliar

Workshop de Atualização em Defesa Sanitária Animal (Foto: Assessoria de Comunicação - CRMV-PR)

 

 

O evento permitiu o desenvolvimento do conhecimento técnico dos profissionais, além do foco na importância da atuação dos profissionais da iniciativa privada na defesa sanitária animal do país.

 

 

 

O grupo de trabalho que trata da temática "Indústria Animal Competente e Inovadora em Nutrição Animal" promoveu em 2015, o encontro de Inovação em Biotecnologia Agroindustrial: desafios & soluções, com ênfase no setor produtivo de Nutrição Animal e na área de Biotecnologia Agrícola e Florestal. O evento aconteceu no Campus da Indústria do Sistema Fiep em Curitiba e contou com o apoio do V Congresso Florestal Paranaense.

inovação

 

 clique para ampliarclique para ampliar

Evento Inovação em Biotecnologia Agroindustrial (Foto: Antoniel Franco)

 O evento reuniu mais de 50 profissionais da área de Biotecnologia que identificaram e mapearam as soluções para os entraves no estabelecimento de parcerias entre universidade, empresa e governo. O grupo agora trabalha com as ações propostas no encontro, a fim de oportunizar que mais parcerias entre universidade-empresa-governo aconteçam no estado do Paraná.

 

 A indústria animal paranaense vislumbra a genética e melhoramento animal como setores de desenvolvimento que podem ser potencializados pela biotecnologia, contribuindo para melhoria dos índices de produtividade das criações, de lucratividade para o produtor rural e de qualidade do produto final para o consumidor. 

Assim, durante o ano de 2015, o grupo de trabalho “Formação de Banco de Dados de Animais com Potencial para o Melhoramento Genético" discutiu ferramentas para construir um Projeto Estratégico de Melhoramento Genético das espécies ovina, caprina, bovina e de peixes para o estado do Paraná. O grupo realiza encontros e discussões frequentes para construir tal projeto.

No ano de 2015, o setor de Articulação das Rotas Estratégicas para o setor de Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal participou de um evento promovido por parte dos integrantes do grupo de trabalho Formação de Banco de Dados de Animais com Potencial para o Melhoramento Genético", o Seminário Técnico da XII Semana do Peixe. O objetivo do evento foi incentivar o consumo e a produção de pescado, ajudando assim a fomentar a piscicultura no Estado.

O grupo de trabalho "Valor Econômico dos Resíduos e Subprodutos de Origem Animal" discute a retirada de carcaças oriundas de mortalidades diárias das granjas para uso na reciclagem animal. No ano de 2015, o setor de Articulação das Rotas Estratégicas para o setor de Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal participou de um evento promovido pela Embrapa, parte integrante deste Grupo de Trabalho, o Workshop TEC-DAM. O projeto TEC-DAM é coordenado pela Embrapa Suínos e Aves e tem como propósito avaliar, desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas e subsidiar a formulação de normativas pelo MAPA, visando a correta destinação dos cadáveres de animais mortos ao longo da cadeia produtiva de aves, suínos e bovinos de leite. O Workshop buscou discutir os planos de trabalho que compõem o projeto TEC-DAM, bem como a divisão de responsabilidades e os resultados esperados.  

O grupo de trabalho "Valor Econômico dos Resíduos e Subprodutos de Origem Animal" após discussões e reuniões, concluiu que havia a necessidade de conhecimento prático na área. Isto resultou com a idealização de um dia de campo, voltado para o conhecimento da cadeia de resíduos e subprodutos de origem animal. O dia de campo acontecerá no município de Carambeí/PR, no mês de janeiro de 2016.

Para saber mais ou para participar dos Grupos de Trabalho do Roadmapping da Biotecnologia aplicada à Indústria Animal entrem em contato pelo e-mail observatorios.rota.biotecanimal@fiepr.org.br ou pelo telefone (41) 3271-7452.

 

Fonte: Observatórios SESI/SENAI/IEL 

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube