Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Ministério da Agricultura reforça vigilância para as Olimpíadas e Paralimpíadas

Publicado em 15/06/2016

Para garantir o cumprimento dos requisitos internacionais, o Mapa vai aumentar o número de profissionais das equipes que fiscalizam a entrada e saída de bagagens e animais em aeroportos e fronteiras

 

O sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) para alimentos, medicamentos veterinários, bebidas e animais será reforçado nos principais pontos de entrada de delegações, autoridades e turistas que vêm ao Brasil para os Jogos Olímpicos 2016, entre os dias 5 a 21 de agosto, e Paralímpicos, de 7 a 18 de setembro.

Para garantir o cumprimento dos requisitos internacionais, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai aumentar o número de profissionais das equipes que fiscalizam a entrada e saída de bagagens e animais em aeroportos e fronteiras.

Além do Rio de Janeiro, os aeroportos de Brasília (DF), Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Confins (MG), Manaus (AM), Salvador (BA) e Viracopos (SP) terão a fiscalização reforçada. O número de funcionários do Vigiagro aumentará 35%, passando de 114 para 154 nos Jogos Olímpicos e um incremento de 24% nos Jogos Paralímpicos. De acordo com a coordenadora do Vigiagro, Edilene Cambraia, os aeroportos do Galeão e de Guarulhos também serão reforçados com pessoal da própria superintendência do Mapa nos respectivos estados.

Os aeroportos e as instalações olímpicas dessas cinco cidades também terão atenção especial. A quantidade de servidores para esses locais será estabelecida quando houver definição do fluxo de pessoas que devem receber. Além disso, os servidores do ministério também estão participando de ações simuladas para testar a capacidade de fiscalização do país.

Para atender as delegações, as autoridades aeroportuárias estabeleceram fluxos especiais, em que todos os procedimentos-padrão de fiscalização serão cumpridos. “Desta forma, além de agilizar o desembarque de pessoas, bagagens e cargas que vêm para as competições e solenidades das Olimpíadas, evitamos aumentar as filas nos procedimentos rotineiros, dando prioridade ao atendimento dos atletas, sobretudo aos paralímpicos acompanhados de cães-guia”, diz Edilene

Normas de entrada

O Mapa já comunicou ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) as normas que devem ser cumpridas para a entrada de pessoas, animais e cargas no país. O COB deve informá-las aos comitês dos outros países participantes das competições.

No início de abril, a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa criou um grupo de trabalho interno para oferecer subsídios técnicos e operacionais durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 e viabilizar o cumprimento das normas sanitárias. O Grupo de Trabalho Olimpíadas SDA vai monitorar as atividades nos aeroportos, fronteiras e outros pontos de fiscalização.

Em março deste ano, o Mapa estabeleceu os procedimentos para importação de cães-guia durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016 e dos produtos para a sua alimentação. O texto define também normas para a importação de produtos de origem animal e vegetal para consumo humano das delegações, organizações e representações diplomáticas dos países participantes das Olimpíadas e Paralimpíadas e eventos associados que ocorrerão no Brasil.

Com informações de Gazeta do Povo.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube