Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Laboratório brasileiro ganha reconhecimento internacional

Publicado em 30/05/2016

avicultura

O Laboratório Nacional Agropecuário de São Paulo (Lanagro-SP), localizado em Campinas, foi oficialmente reconhecido como referência internacional em diagnóstico de influenza aviária (gripe aviária) e doença de Newcastle. O anúncio foi feito em Paris durante a Assembleia de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

“Com esta decisão, todos os diagnósticos feitos pelo laboratório terão validade mundial, o que vai dispensar o envio de amostras para outros países”, diz o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques.

Até hoje, não havia nenhum laboratório de referência para as duas doenças na América Latina. A partir de agora, todos países latinos passam a contar com um centro de referência mais próximo.

“Esse reconhecimento foi feito por 180 países e representa a competência máxima para diagnóstico das duas enfermidades, que são altamente impactantes no comércio nacional e internacional de aves, seus produtos, subprodutos e material genético”, afirma Marques.

O Lanagro de São Paulo faz parte da rede de laboratórios do Mapa. Nos últimos anos, o governo federal investiu cerca de R$ 4 milhões por ano para manutenção de atividades da unidade. Em 2006, por exemplo, foram aplicados mais de R$ 1,2 milhão em equipamentos para implantação do laboratório de biologia molecular.

O Brasil é considerado livre de gripe aviária. Tanto esta enfermidade quanto a doença de Newcastle são de notificação obrigatória.

Fonte: Gazeta do Povo

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube