Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Inteligência artificial a serviço do agronegócio

Publicado em 06/06/2018

A Solinftec, empresa especializada em agricultura digital com sede em Araçatuba, no interior de São Paulo, confia em uma nova ferramenta capaz de integrar dados coletados de computadores de bordo de máquinas e de estações meteorológicas, entre outras fontes, para melhorar a qualidade das soluções desenvolvidas a seus clientes e ganhar mercado num segmento que cresce rapidamente no Brasil.

Indicada ao prêmio AgFunder Innovation Awards 2018 na categoria "Startups Internacionais Série A - Mais Inovadoras", a Solinftec, que foi fundada em 2007 e em 2017 recebeu aporte do fundo TPG, têm atualmente suas ferramentas adotadas por clientes que, no total, cobrem cerca de 8 milhões de hectares, dedicados sobretudo ao cultivo de cana, soja, milho, algodão, laranja e café. Entre esses clientes estão grandes grupos como Amaggi, Raízen, São martinho, Terra Santa e Bom Futuro.

A cana é o carro-chefe da companhia, que tem soluções para a cultura adotadas também por clientes em Austrália, África do Sul, Colômbia, Peru, Guatemala e Estados Unidos. A Solinftec conta com cerca de 250 funcionários. Segundo o CEO da empresa, Daniel Branco Padrão, os principais objetivos agora são crescer nos segmentos de grãos e fibras, com destaque para uma desejada expansão no Matopiba - confluência entre Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia - e sedimentar a expansão internacional.

A nova ferramenta, batizada como Alice, deverá ajudar nesse processo, segundo Padrão. "A Alice utiliza um sistema baseado em redes neurais e deep learning [aprendizado profundo] e está sendo treinada para analisar grandes massas de dados. O objetivo é melhorar o rendimento, indicar melhores práticas e ajudar a programar as atividades da forma mais eficiente possível", diz.

 

Fonte: Valor Econômico

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube