Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

II Workshop de Atualização em Defesa Sanitária Animal reúne médicos veterinários em Londrina

Publicado em 03/11/2016

Médicos Veterinários se reuniram em Londrina no dia 19 de outubro, em evento que buscou atualizar profissionais sobre suas responsabilidades em relação à sanidade animal e obrigações junto ao serviço veterinário oficial.

clique para ampliar

II Workshop de Atualização em Defesa Sanitária Animal (Foto: Ellen Laurindo (MAPA))

Após grande adesão de médicos veterinários em sua primeira edição, o grupo de trabalho Incremento na Sanidade Animal dos Observatórios Sistema FIEP promoveu a II Edição do Workshop - Atualização em Defesa Sanitária Animal, no dia 19 de outubro de 2016, em Londrina/PR, no Parque de Exposições Ney Braga.

O workshop foi  um evento gratuito e reuniu médicos veterinários cadastrados e habilitados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), emissores de Guias de Trânsito Animal (GTA), responsáveis técnicos e estudantes, num total de 130 participantes.

  O evento permitiu o desenvolvimento do conhecimento técnico dos profissionais, além do foco na importância da atuação dos profissionais da iniciativa privada na defesa sanitária animal do país. O Workshop foi idealizado devido à necessidade da integração dos elos e do alinhamento dos profissionais da iniciativa privada com o serviço veterinário oficial.

 O prof. Amauri Alfieri (UEL) abriu o evento, dissertando sobre as Doenças de Notificação Obrigatória e sua importância. Em seguida, a Médica Veterinária Marta Freitas (ADAPAR) proferiu a palestra: Operacionalização da Notificação Obrigatória de Doenças em Animais.

clique para ampliarPalestras (Foto: Ellen Laurindo (MAPA))

Em sequência, o Médico Veterinário Diego Rodrigues (MAPA) proferiu uma palestra sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose, complementada pela palestra do Médico Veterinário Gustavo Becker (ADAPAR), que abordou o acondicionamento de amostras para diagnóstico de Brucelose animal.

clique para ampliarPalestras (Foto: Ellen Laurindo (MAPA))

Em continuidade ao evento, o Médico Veterinário Ênio Granatto (Polícia Militar do Paraná) abordou o tema: Identificação de Equinos e Resenha, seguido pelo Médico Veterinário Romerson Dognani (ADAPAR), que relatou um caso de Febre Aftosa.

O tema Raiva dos Herbívoros e a Vigilância de Alimentos de Ruminantes para a Prevenção da Encefalopatia Espongiforme Bovina foi abordado pelo Médico Veterinário Romerson Dognani (ADAPAR). Em seguida, o Médico Veterinário Gilmar Neves (ADAPAR) dissertou sobre as principais dúvidas em trânsito de equinos no Paraná.

 O evento foi concluído com as palestras dos Médicos Veterinário Edegar Kruger (MAPA) e Carlos Costa (ADAPAR), sobre os temas anemia infecciosa e mormo, e como os médico veterinário privado deve enfrentar essas doenças.

A Auditora Fiscal Ellen Laurindo avaliou, “a integração entre o serviço veterinário oficial e colegas que atuam na iniciativa privada é fundamental na garantia da sanidade dos rebanhos e qualidade dos produtos agropecuários brasileiros. Foi um evento muito proveitoso nesse sentido”.  Ela adianta que outros eventos desta natureza serão realizados ainda em 2016, como o II Ciclo de Atualização em Mormo, que será realizado no dia 17/11/2016 em Maringá (durante a Exposição de Maringá), novamente voltado aos profissionais que atuam a campo”.

clique para ampliarPalestras (Foto: Ellen Laurindo (MAPA))

O evento foi uma proposta de um Grupo de Trabalho formado pelos Observatórios de Biotecnologia Animal da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV/PR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade de Londrina (UEL), Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Adapar), Sindicato de Veterinários do Paraná (SINDVET/PR), Sindicato de Avicultores do Paraná (Sindiavipar/PR).

 

O download das palestras, juntamente com material de apoio, está disponível no blog. Clique aqui.

Para mais informações sobre o I Workshop de Atualização em Defesa Sanitária Animal realizado em 2015, acesse o blog: link

 

Caso você tenha dúvidas ou queira receber mais informações sobre próximos eventos, entre em contato pelo e-mail observatorios.rota.biotecanimal@fiepr.org.br ou telefone (41) 3271-7452.

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube