Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

EUA aprova salmão transgênico para consumo humano

Publicado em 24/11/2015

Peixe

A Food and Drug Administrtion (FDA), agência reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA, aprovou na última quinta-feira (19/11) o salmão transgênico. O animal foi geneticamente modificado (GM) para crescer quase duas vezes mais rápido do que um peixe convencional. Este será o primeiro animal GM aprovado para consumo humano nos Estados Unidos.

O peixe transgênico recebeu um gene de uma outra espécie de salmão. Essa modificação confere ao animal potencial para crescer durante todo o ano, não somente durante duas estações como as espécies não GM. Dessa maneira, pode chegar ao tamanho comercial em aproximadamente 18 meses, ao invés de 30. Em todos os outros aspectos, a exemplo de gosto, o novo peixe é exatamente igual ao comum.

O novo salmão pode ser um aliado para a produção de alimentos de forma sustentável e em quantidade que atenda à demanda de uma população crescente. A diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Adriana Brondani, lembra que além da sustentabilidade, cientistas por trás das inovações em biotecnologia buscam sempre a biossegurança. “O salmão, assim como qualquer outro transgênico, só foi liberado para o consumo após rigorosos testes que comprovaram sua segurança para a saúde humana e para o meio ambiente”, afirma.

Em seu relatório, a FDA ressalta que não há diferenças biológicas significativas na composição nutricional do animal transgênico quando comparado a outros salmões criados em cativeiro.

Fonte: FDA

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube