Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Equipe do projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono analisa cases de sucesso em SC

Publicado em 15/06/2015

Suinocultura é uma das prioridades do Plano ABC do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em 2015
clique para ampliarclique para ampliarProcesso de compostagem de efluentes da Granja Pizzatto. Sustentabilidade da suinocultura é foco do Plano ABC em 2015. (Foto: Divulgação)

Os consultores do Projeto estão durante toda esta semana realizando visitas técnicas em propriedades e empresas que trabalham com sistemas sustentáveis de produção de suínos no estado de Santa Catarina. No segundo dia de visitas técnicas, eles passaram por indústrias e granjas em três cidades do Estado: Granja Pizzatto e LPC Tecnologia Ambiental, ambas em Concórdia, CTR Indústria de Fertilizantes em Jaborá e Master Agropecuária, em Videira.

As visitas técnicas têm como objetivo conhecer os casos de sucesso de empresas e instituições que atuam direta e indiretamente no desenvolvimento de tecnologias e sistemas para uma atividade agropecuária mais sustentável. As três primeiras visitas foram acompanhadas pelo engenheiro agrícola e pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Paulo Armando de Oliveira.

Granja Pizzatto – Concórdia/SC

A unidade utiliza a compostagem de dejetos como forma de transformar os efluentes em um composto orgânico de alto valor agronômico. O sistema utiliza uma fonte de matéria orgânica (serragem) que, misturada com os efluentes líquidos por meio de processo mecânico, elimina a água presente nos dejetos e deixa o produto final pronto para o uso na agricultura – seco e isento de maus odores.

A compostagem é uma tecnologia adequada para unidades de produção de suínos que possuem limitações de área para distribuição de fertilizantes orgânicos líquidos. Após o tratamento, o composto é estável, podendo ser armazenado por longos períodos, além de facilitar o  transporte para uso em outras propriedades, na produção de hortaliças, frutas, flores, entre outros.

A orientação do projeto de compostagem foi liderada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A unidade está em fase final de implantação do projeto de captação das água da chuva, filtragem e armazenagem em cisterna. 

LPC Tecnologia Ambiental – Concórdia/SC

A empresa LPC Tecnologia Ambiental é pioneira na fabricação de equipamentos utilizados para compostagem automatizada de dejetos suínos, também conhecida comercialmente como UMAC (Unidade Mecanizada e Automatizada de Compostagem).

CTR Indústria de Fertilizantes – Jaborá/SC

A CTR Indústria de Fertilizantes é uma empresa recentemente inaugurada que utiliza como matéria prima o composto orgânico originário do tratamento dos efluentes de granjas de suínos da região. O composto é submetido a processos tecnológicos que agregam valor, possibilitando a venda aos consumidores finais por meio de grandes redes de varejo: donas de casa, jardineiros, produtores de alimentos orgânicos, entre outros. 

Master Agropecuária – Videira/SC

A granja São Roque possui 10.000 matrizes em UPL e foi pioneira em Santa Catarina na geração de energia elétrica a partir de biogás. O combustível é conduzido para uma central por meio de gasodutos que alimentam três geradores que podem trabalhar de forma contínua fornecendo energia para a rede da CELESC. Esta é uma maneira de gerar energia renovável reduzindo a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). A central geradora de energia elétrica opera a mais de cinco anos na propriedade e de forma sustentável reduz os gastos com energia elétrica.

Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono

A produção sustentável de suínos visando à baixa emissão de carbono na atmosfera é uma das prioridades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2015, para o Plano ABC, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC). Este ano, o Mapa firmou um acordo de cooperação com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) para a contratação de consultores que irão colocar em prática o projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono. Um dos focos do Plano é o tratamento de dejetos animais.

Dentro do projeto, os consultores estão analisando modelos e maneiras de economizar carbono na suinocultura. A Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono terá amplitude nacional e potencial impacto na economia de carbono, além de valorizar o manejo sustentável e, consequentemente, a redução de resíduos no meio ambiente.

“É uma grande oportunidade para divulgar junto à cadeia de suínos as tecnologias que ajudam a mitigar a emissão de metano na atmosfera que estão sendo utilizadas no Brasil e no mundo, além de informar sobre as linhas de financiamento disponibilizadas pelo governo para subsidiar sua implementação, trazendo benefícios para todos os envolvidos e ajudando o Brasil na sua meta de redução de gases de efeito estufa”, relata o consultor Fabrício Leitão.

O Plano ABC visa à redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE) na agricultura. Somente na safra 2014/2015 já foram contratados R$ 2,5 bilhões em crédito. Desde 2011, quando o Plano começou a ser colocado em prática, foram financiados pelo Programa ABC – linha de crédito do Plano ABC – 32 mil contratos, chegando ao valor de R$ 10 bilhões.

Com informações de Suíno ABC e MAPA.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube