Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Empresa aposta em jogo virtual para formar novos líderes rurais

Publicado em 10/10/2016

Ferramenta desenvolvida pelo I-UMA será lançada no fim do ano. Organização quer que em três anos o game seja usado por 200 mil alunos em todo o país

bovinos

Uma empresa de educação a distância voltada para o agronegócio aposta em um jogo virtual para formar novos líderes do agronegócio. A plataforma, desenvolvida pela empresa Agroeduc, se chama Agribusiness Game e vai ser lançada no fim do ano. A ferramenta simula a gestão de uma propriedade rural com base em situações reais que envolvem a administração agrícola. Em um primeiro momento, a cadeia escolhida para a fase experimental vai abranger a cadeia do leite.

De acordo com a Agroeduc, são oito rodadas de tomadas de decisão. Cada uma dessas fases representa um trimestre de atividades. Ao todo, no jogo, são simulados dois anos de funcionamento da fazenda. Os participantes têm igualdade, ou seja, propriedades do mesmo tamanho, maquinários idênticos, quantidade equivalente de insumos e mão de obra e localização na mesma região.

Os elementos que compõem o game são simulacros do dia a dia de um produtor. No Manual do Produtor são encontradas orientações ao aluno sobre como jogar o Agribusiness Game. No Jornal do Agronegócio estarão disponíveis os indicadores do mercado externo. Na parte de Relatórios da Propriedade será possível ver o desempenho dentro da porteira. E a seção Relatórios de Mercado trará ao jogador as informações gerais de mercado, sua representatividade na produção total e outros dados que fazem parte do dia a dia rural.

Leite será o primeiro segmento no jogo

O jogo é adaptável para todas as culturas, mas em um primeiro momento estará disponível para o setor de leite. “Elegemos a cadeia do leite não só pela complexidade, mas pelo que representa social e economicamente para o agronegócio. Nosso foco é nos jovens produtores do campo”, diz José Américo, presidente do I-UMA. “Trabalhamos com nossa expertise, com o objetivo de aumentar a produtividade e renda no campo, de estimular a permanência no campo”, destaca.

Com informações de Gazeta do Povo.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube