Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Embrapa realiza II Workshop TEC-DAM

Publicado em 02/12/2016

A Embrapa promoveu, no dia 9 de novembro, o II Workshop TEC-DAM – Tecnologias para Destinação de Animais Mortos, evento que trouxe à tona discussões importantes e aonde foram apresentados alguns trabalhos de pesquisa. Cerca de 100 convidados participaram do evento, que pela manhã abordou resultados e desafios e à tarde mostrou dinâmicas.

Com o projeto Tec-Dam, a Embrapa pretende subsidiar a normatização da destinação de animais mortos, avaliando as tecnologias e soluções que temos disponíveis especialmente do ponto de vista de riscos. O trabalho é feito em conjunto com o MAPA e demais instituições envolvidas, olhando para cadeia produtiva de maneira ampla.

O objetivo do projeto TEC-DAM é disponibilizar soluções tecnológicas para o tratamento de carcaças de animais mortos nas propriedades, bem como subsidiar a normatização do seu transporte e destinação final.



Baixe as palestras no formato .pdf:

Assista aos vídeos das palestras e dos debates neste link.

Com o objetivo de apresentar os resultados obtidos no projeto TEC-DAM e as atividades de exposição e demonstração de equipamentos e tecnologias apresentados durante o 2º Workshop, a Embrapa disponibiliza uma Nota Técnica, que pode ser visualizada através deste link.

 

Articulação da Rota Estratégica de Biotecnologia Animal


Grupo de Trabalho Valor Econômico dos Resíduos e Subprodutos da Indústria Animal

Este grupo vêm discutindo a normatização da retirada de carcaças oriundas de mortalidades das granjas para uso na reciclagem animal desde 2013, em conjunto com a Adapar e MAPA, e propôs, em ofício, ao Ministério a formação de um grupo multi-institucional para discutir a temática e a realização de análises de risco para subsidiar a regulamentação do processo de coleta, destinação e processamento de mortalidades de aves e suínos. O grupo atualmente possui encontros bimestrais, que visam discutir oportunidades e atualizar os integrantes quanto ao tema.

Para saber mais ou para participar dos Grupos de Trabalho do Roadmapping da Biotecnologia aplicada à Indústria Animal entrem em contato pelo e-mail observatorios.rota.biotecanimal@fiepr.org.br ou pelo telefone (41) 3271-7452.

 

Com informações de Embrapa e Observatórios

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube