Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Embrapa publica cartilha contendo informações sobre tecnologias de destinação de animais mortos na granja

Publicado em 13/03/2017

Atualmente, não existe no Brasil uma legislação específica que trate da destinação de animais mortos ao longo das cadeias produtivas. A resolução desse problema vem sendo cobrada por diversos segmentos do setor produtivo que buscam no Mapa e na Embrapa a normatização dessa atividade o mais breve possível para dar sustentabilidade à cadeia produtiva. O propósito do projeto TEC-DAM, da Embrapa, é avaliar, desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas e subsidiar a formulação de normativas pelo Ministério da Agricultura para a correta destinação de animais mortos ao longo da cadeia produtiva de aves, suínos e bovinos de leite.

A Embrapa desenvolveu página especial sobre o projeto no seguinte endereçowww.embrapa.br/suinos-e-aves/tec-dam, contendo mais informações sobre o projeto, publicações, nota técnica, vídeos e palestras.

Neste endereço, foi disponibilizada também a Cartilha Tec-Dam, contendo as informações mais atualizadas sobre Tecnologias de Destinação de Animais Mortos na Granja.

Você pode fazer o download desta publicação aqui.

 

Rota Estratégica da Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal

O grupo de trabalho "Valor Econômico dos Resíduos e Subprodutos de Origem Animal" discute a retirada de carcaças oriundas de mortalidades diárias das granjas para uso na reciclagem animal e suas discussões fomentaram o desenvolvimento de maiores pesquisas quanto ao tema, grupo composto também por integrantes do projeto TEC-DAM. Este projeto é coordenado pela Embrapa Suínos e Aves e tem como propósito avaliar, desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas e subsidiar a formulação de normativas pelo MAPA, visando a correta destinação dos cadáveres de animais mortos ao longo da cadeia produtiva de aves, suínos e bovinos de leite. 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube