Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Embrapa oferece curso gratuito sobre Pesquisa Biológica na era Pós-Genômica

Publicado em 05/07/2016

Objetivo é promover atualização em técnicas genômicas e proteômicas. Inscrições devem ser feitas até 14/07

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF) promove nos dias 18 e 19 de julho o curso "Pesquisa Biológica na era Pós-Genômica: Integração e Validação de dados Ômicos". O curso destina-se a profissionais e estudantes de pós-graduação das áreas de ciências biológicas, agronomia, biotecnologia e áreas afins. O objetivo é atualizar os conhecimentos dos participantes em técnicas utilizadas para integrar e validar dados obtidos por técnicas genômicas e proteômicas. 

Genômica e Proteica são duas palavras-chave utilizadas na Biologia do novo milênio. Nestas abordagens, ao invés de analisar os genes e as proteínas individualmente, o objetivo passa a ser conhecer o conjunto de todos os genes e proteínas de um organismos expressos em determinada condição biológica. As coordenadoras técnicas do curso, as pesquisadoras Angela Mehta e Simone Ribeiro, explicam que serão apresentadas as técnicas clássicas de prospecção e validação de dados, além de recentes abordagens como CRISPR/Cas e Nanotecnologia.  

As aulas teóricas terão o seguinte conteúdo: Genômica; Proteômica descritiva e comparativa: Estratégias de primeira, segunda, terceira e quarta geração; Enzimônica; Interatoma; Complexos proteicos: princípios e métodos de análise; Interação proteína-proteína; Microscopia; Superexpressão em planta modelo; Silenciamento gênico; Nanotecnologia; A era de CRISPR/Cas; a Publicação de dados ômicos.

 As aulas serão ministradas por pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, professores da UnB e estudantes de pós-graduação trabalhando no tema. Este curso contará com a colaboração do  professor da Universidade de Córdoba (Espanha) Dr. Jesus Jorrín Novo, Pesquisador Visitante Especial  do CNPq (PVE) em projeto liderado pela pesquisadora Angela Mehta. 

O curso é gratuito e tem carga horária de 12 horas/aula. As aulas serão ministradas na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, na segunda e terça-feira (18 e 19/07), das 9h às 12h e das 14h às 17h. Há 80 vagas disponíveis e a inscrição será feita por meio  da ficha de inscrição (disponível no link abaixo), que deverá ser preenchida e enviada para o e-mail cenargen.cursos@embrapa.br até o dia 14/07/2016

Os interessados podem conferir o edital de abertura do curso e as fichas de inscrição no endereço: https://www.embrapa.br/recursos-geneticos-e-biotecnologia/curso-pos-genomica.

Com informações de Embrapa.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube