Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Embrapa lança software para cálculo de energia metabolizável em experimentos com suínos e aves

Publicado em 15/12/2015

software Energcalc, que calcula a energia metabolizável em experimentos com suínos e aves, foi lançado nesta sexta-feira (4/12) pela Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa pode ser baixado gratuitamente no endereçowww.cnpsa.embrapa.br/energcalc onde o usuário precisa apenas preencher um cadastro.

"A energia metabolizável dos alimentos constitui uma importante informação para a formulação de rações para aves e suínos. Estes valores são determinados em ensaios de metabolismo no qual é mensurado o consumo de uma dieta referência e uma dieta teste e a excreção dos nutrientes e energia não utilizados pelos animais alimentados por essas dietas. Por meio de análises laboratoriais de energia bruta, nitrogênio e matéria seca, é possível calcular o aproveitamento da energia das dietas e do alimento teste", diz o pesquisador Fernando Tavernari, um dos autores do Energcalc ao lado do analista Geordano Dalmédico, do Núcleo de Tecnologia da Informação. O software padroniza os cálculos, sendo necessária apenas a inserção dos dados obtidos no experimento e avaliados em laboratório, o que garante os resultados e torna a comparação mais precisa.

  • Energcalc
    O que: software para cálculo de energia metabolizável em experimentos com suínos e aves
    Requisitos: Java Runtime Environment - JRE (caso ainda não esteja instalado no computador, pode ser baixado gratuitamente em java.com/pt_BR/download)
    Instalação: Não é necessária. Basta fazer o download e executar o arquivo energcalc.jar
    Download: www.cnpsa.embrapa.br/energcalc

Com informações de Embrapa

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube