Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

CBQL promove minicursos de Melhoramento Genético e Atualização para RTs de Laticínios em Curitiba/PR

Publicado em 11/08/2015

Programação do Congresso Brasileiro da Qualidade do Leite em 2015 contempla quatro minicursos.
clique para ampliarclique para ampliarO Sistema Fiep é uma das entidades apoiadoras e patrocinadoras do VI Congresso Brasileiro da Qualidade do Leite (Foto: Divulgação)

A programação do VI Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, promovido pelo Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL), contempla quatro minicursos no Pré-evento, que serão realizados no dia 23 de setembro (quarta-feira), das 14h às 17h30, no Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR).  

Um desses minicursos trata do tema Melhoramento Genético na Composição do Leite e Saúde dos Animais. Assunto de extrema importância para os profissionais que atuam na assistência técnica a produtores de leite, estudantes da área de ciências agrárias (futuros profissionais) e também aos bovinocultores de leite. Os palestrantes do minicurso são Victor Breno Pedrosa, doutor, professor da Universidade Estadual EPG e Laila Talarico Dias, doutora, professora da UFPR.

Outro minicurso que será realizado é o de Atualização para Responsáveis Técnicos de Laticínios, coordenado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR). A iniciativa tem relação com as atividades do grupo de trabalho Incremento na Sanidade Animal, da Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense, que discute sobre a necessidade de capacitação em vigilância sanitária dos responsáveis técnicos que atuam nas indústrias.

Os outros dois minicursos promovidos pelo CBQL são: LINA (Leite Instável Não Ácido) da propriedade a indústria e Mastite Ambiental: Sistema Intensivo Compost Barn – Free Stall.

Além dos minicursos, a programação do evento contempla a realização painéis sobre “Qualidade do leite no Brasil”, “Ferramenta para diagnóstico de qualidade”, “Gestão e qualidade do leite” e “Segurança e sustentabilidade da cadeia do leite”. O último dia do Congresso será reservado para Tour a duas propriedades na região dos Campos Gerais do Paraná.

Os painéis técnicos acontecerão no Centro de Eventos do Sistema Fiep, em Curitiba, nos dias 24 a 26 de setembro. O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) é uma das entidades apoiadoras e patrocinadoras do VI Congresso Brasileiro da Qualidade do Leite, que tem como tema “Qualidade. Um compromisso de todos!”.

Informações sobre o evento e inscrições podem ser obtidas pelos site http://www.cbql.com.br/cbql2015/; e-mail: cbql@cbql.com.br; ou telefone: (41) 2105-1700.

Fonte: Observatórios Sesi/Senai/IEL.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube