Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Nasce a primeira franquia de touros no Brasil; meta é de produzir mil por ano

Publicado em 28/01/2019

fabrica-de-touros-senepol-franquias

Consumidores de diversos tipo de produtos já estão bem acostumados com o modelo de franquias para comercialização: vestuário, perfumaria, lavanderia, fast food. A ideia é padronizar o negócio levando em conta qualidade, pontualidade, segurança, entre outros quesitos. E na busca por esta fórmula de sucesso, um grupo de empresários está levando este conceito para o agronegócio. Isto porque acaba de ser lançada no país a primeira franquia de reprodutores bovinos, a Fábrica de Touros.

A iniciativa é do empresário José Carlos Semenzato, fundador da Microlins, franquia de cursos profissionalizantes, e presidente do Grupo SMZTO, uma holding que agrega ao todo 2.000 franqueados em áreas de alimentação, beleza, educação, entretenimento e saúde, tendo movimentado R$ 1,5 bilhão em 2018. A parceria foi estabelecida com o pecuarista e empresário Ricardo Arantes, diretor executivo do Grupo Nova Vida, empresa criada pelo seu pai, João Arantes Junior, pioneiro da importação de animais Senepol ao Brasil em 2000.

A raça Senepol foi escolhida para o modelo inovador de comercialização por conseguir atender à demanda crescente por cruzamento industrial com foco em produtividade e qualidade de carne com a característica que tem a pecuária brasileira de fazer a reprodução com touros cobrindo a campo. Atualmente, cerca de 90% das vacas brasileiras em idade reprodutiva são cobertas por touros, e 10% passam pela inseminação artificial durante a estação de reprodução.

Com o conhecimento de logística e gestão de um lado e o conhecimento técnico sobre pecuária de outro, a união já está rendendo frutos. Já são oito franqueados, que recebem embriões e assistência para fazer a transferência destes embriões sexados de macho e então dar início à sua produção de touros Senepol. Um destes franqueados, inclusive, já registrou nascimento dos animais, sendo que está previsto para 2020 o primeiro leilão de touros da Fábrica de Touros.

A meta é produzir uma média de mil touros por ano, totalizando ao final dos cinco primeiros anos da franquia 5 mil reprodutores da raça Senepol. De acordo com Ricardo Arantes, o pecuarista interessado em integrar a franquia deve possuir uma estrutura básica de pastagens, curral, piquetes, cercas, cochos e aguadas e boas matrizes para receber os embriões. A franquia, então, acompanha não somente a gestação, como o nascimento e desmama dos bezerros, levando os reprodutores até avaliação do PMGS, o Programa de Melhoramento Genético do Senepol, criado em 2017.

"A gente está montando as primeiras dez franquias e já está com oito fechadas. A nossa intenção é chegar ao final de 2019 com vinte produtores espalhados pelo Brasil inteiro e, a partir do ano de 2020, a gente já quer fazer de dez a vinte franquias de novos produtores de touros que querem incrementar lucro para a atividade dele. Já tem animal parindo. No meio de 2020 a gente já tem o primeiro leilão de franqueados de Senepol, da Fábrica de Touros" revelou Arantes.

Fonte: Giro do Boi

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube