Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Tuberculose em animais: IB aumenta produção de imunobiológicos

Publicado em 26/06/2018

Após a liberação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), serão produzidas 292.350 doses de imunobiológicos utilizadas no diagnóstico de tuberculose em animais. A quantia será concedida pelo Instituto Biológico (IB) da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, único órgão produtor no país.

As doses poderão ser adquiridas por pecuaristas de todo o Brasil e serão fundamentais para os testes de reconhecimento da doença em animais, indispensáveis na compra, venda, trânsito e exportação de bovinos e aves pelo país.

"A tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium bovis e carreta prejuízos anuais estimados em US$ 3 bilhões em todo o mundo. O IB desempenha um papel estratégico para o comércio internacional de proteína animal do País", afirma o médico veterinário do IB, Ricardo Spacagna Jordão.

Atualmente, a unidade tem sua capacidade de produção entre 2,5 a 3,5 milhões de imunobiológicos. O intuito, contudo, é aumentar até trinta vezes a sua produção dessas doses.

"Fomos contemplados com um recurso da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e com esse dinheiro será comprado um biorreator capaz de produzir 300 litros dos antígenos. Hoje, nosso equipamento tem capacidade de produzir 10 litros por vez", completa Jordão.

A previsão é de que ele comece a funcionar a partir do início do ano que vem. O equipamento utilizará materiais descartáveis a fim de reduzir riscos de contaminação dos antígenos. Além disso, o veterinário explica que será utilizada uma tecnologia que aumenta a velocidade de produção dos compostos.

O Laboratório de Produção de Imunobiológicos do IB possui licença de funcionamento expedida pelo MAPA e é certificado pela norma ISO 9001, que garante a qualidade dos produtos produzidos pelo Instituto de pesquisa paulista. O IB comercializa os kits com imunobiológicos para 24 Estados brasileiros, além do Distrito Federal.

"O Instituto Biológico tem papel estratégico no Estado de São Paulo e segue trabalhando para garantir a sanidade animal e vegetal dos produtos agropecuários paulistas, uma ação fundamental para a comercialização. O aumento na capacidade de produção de imunobiológico é uma diretriz do governador Márcio França", afirma Francisco Jardim, secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento.

Fonte: SP Notícias

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube