Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

O futuro na visão de Ray Kurzweil

Publicado em 14/03/2018

Um dos principais e mais famosos defensores da teoria da singularidade ? que prevê a fusão entre inteligência humana e artificial até 2045 ? o americano Ray Kurzweil subiu ao palco do SXSW para compartilhar previsões de tecnologia para as próximas décadas. Em uma conversa moderada por Jessica Coen, editora-executiva do site Mashable, Kurzweil apresentou sua visão sobre alguns dos principais temas abordados durante o evento, como inteligência  artificial, biotecnologia e disrupção de mercados.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
"As mesmas inovações que nos trazem coisas boas também trazem certos perigos. Mas acredito que não devemos nos preocupar tanto com os riscos da tecnologia artificial. Já existem bilhões de formas de inteligência artificial no mundo. A tecnologia já está em nossos bolsos - e agora está entrando em nossos corpos. Do mesmo jeito que construímos ferramentas para levantar prédios, criamos celulares para ampliar o acesso a conhecimento."

BIOTECNOLOGIA
"A biotecnologia é uma ferramenta que nos permite alterar o software da vida. Existe uma inundação de inovações chegando ao mundo. Esse movimento está aumentando a nossa longevidade progressivamente. Já podemos observar novas maneiras de consertar ou produzir órgãos. Nas próximas décadas teremos nanorobôs capazes de criar células para combater todo o tipo de patógeno. Tudo isso já está acontecendo."

EVOLUÇÃO HUMANA
"Entre 20 e 30 anos será possível conectar o nosso neocórtex à nuvem. Diferentemente de nossos cérebros, a nuvem está em ritmo exponencial de crescimento. A tendência é que nossa mente se torne um tipo tipo híbrido de inteligência humana e artificial, aumentando a capacidade intelectual e criativa das pessoas. Esse tipo de conexão já está presente em nossas vidas. Basta observar os smartphones. Quantos de nós conseguiríamos trabalhar e estudar sem esse tipo de extensão digital de nossos corpos?"

NOVOS MERCADOS
"Indústrias não morrem. Elas se transformam. A agricultura foi altamente impactada pelas inovações das últimas décadas. O setor de transportes está prestes a ser modificado pelos carros autônomos. Mas isso não quer dizer que esses mercados estejam desaparecendo."

Fonte: Época Negócios

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube