Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Convênio possibilitará criação de banco genético de peixes da Amazônia

Publicado em 24/01/2018

Um convênio assinado entre a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) possibilitará a implantação do Sistema de Gestão dos Recursos Genéticos Aquícolas da Amazônia (Sis-Regea). O objetivo é fazer o melhoramento genético de peixes de diferentes regiões da Amazônia e contribuir ao mesmo tempo para sua preservação e garantir a exportação certificada.

Com investimento de cerca de R$ 1 milhão, o sistema é pioneiro na região e consiste na disponibilização gratuita e online de um banco de perfil genético, inicialmente de matrizes de tambaqui e pirarucu, para a criação de alevinos - peixes recém saídos do ovo.

“Será possível saber a rastreabilidade do produto, para que não se tenha dúvida de que aquele animal veio de um cultivo sustentável, e isso é inovador para a região. Sem ciência e tecnologia não se tem produção, desenvolvimento sustentável ou geração de renda. A universidade, com um projeto como esse é capaz de dar subsídios para que a cadeia produtiva se desenvolva na região, e fortalece também o ensino a pesquisa e extensão, porque são projeto integrados”, afirma o reitor da UFRA, professor Marcel Botelho.

 

Informações: G1

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube