Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Mapa anuncia novos projetos na área de bem-estar animal para 2018

Publicado em 16/01/2018

Em 2018 a Coordenação de Boas Práticas e Bem-Estar Animal (BEA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai expandir suas atividades com a contratação de profissionais por intermédio, em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Uma das contratações, que deve ter o período de 12 meses, é para graduados em Direito, com conhecimentos em agropecuária, que deverá elaborar estudos sobre a legislação em boas práticas e bem-estar animal no Brasil e em países com tradição agropecuária. Outro cargo terá como objetivo a continuidade no projeto de bem-estar na suinocultura, desenvolvendo material didático específico, promovendo capacitações e sensibilizações junto a cadeia produtiva e varejistas.

Para o mês de janeiro, está prevista a publicação de edital de contratação de equipes para projetos na bovinocultura leiteira e de corte, e também na ovinocaprinocultura. As informações são da chefe da Divisão de Bem-estar Animal e Equideocultura da coordenação do BEA, auditora fiscal federal agropecuária, Liziè Pereira Buss.

Também serão editados materiais didáticos para condutores de veículos de transporte de animais vivos: suínos (projeto parceria com Embrapa Suínos e Aves), bovinos e aves (BEA Consultoria – contratação IICA) para outubro/2017.

No segundo semestre está prevista a abertura de dois novos editais para elaboração de material e treinamento em boas práticas no transporte e abate humanitário de equídeos e boas práticas na aquicultura e abate humanitário de peixes.

Terão continuidade atividades de sensibilização e capacitação da mão de obra em parceria com Embrapa, Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e associações estaduais de criadores de suínos para boas práticas e bem-estar na suinocultura.

Na Embrapa Suínos e Aves e associações estaduais de produtores, o foco será nos avicultores com trabalhos em plantéis de postura, com divulgação das boas práticas para minimizar o estresse nos animais e a implantação de sistemas alternativos de alojamento dos plantéis.

Em todas as ações de sensibilização e capacitação dos trabalhadores será reforçada a importância da prevenção e combate à resistência aos antimicrobianos e também o vínculo entre saúde humana, animal e ambiental (conceito da saúde única).

Informações: Suinocultura Industrial

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube