Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Transferência Intrafolicular de Ovócitos Imaturos em Bovinos

Publicado em 03/10/2017

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), promove no período de 16 a 18 de outubro de 2017 o primeiro curso de Transferência Intrafolicular de Ovócitos Imaturos (TIFOI) em Bovinos.

As aulas teóricas abordarão os seguintes assuntos: 1) Situação da produção de embriões no Brasil: SOV, PIVE e perspectivas do uso da TIFOI; 2) Conceitos gerais da fisiologia ovariana bovina e embriologia: ovogênese, maturação ovocitária e desenvolvimento embrionário inicial; 3) Princípios da aspiração folicular guiada por ultrassom (OPU); 4) Coleta e transferência de embriões (TE) e TIFOI; 5) Avaliação de ovócitos e embriões; 6) Seleção de “ovuladoras”: medidas foliculares com ultrassom (US) e Colour Doppler.

Já as aulas práticas abrangem os conteúdos: 1) Protocolos, avaliação e seleção de vacas ovuladoras (US e Doppler); 2) Avaliação de ovócitos e embriões; Injeção intrafolicular de ovócitos imaturos; 3) Coleta de embriões por lavagem uterina.

O curso é voltado exclusivamente para médicos veterinários que já tenham experiência em aspiração folicular. Com carga horária de 28 horas, as aulas acontecerão das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, no Centro de Treinamento do Campo Experimental Sucupira (estrada Taguatinga/Núcleo Bandeirante, Brasília, DF).

O valor do curso é de R$ 3 mil sem hospedagem e R$ 3.500 com hospedagem na Fazenda Sucupira, incluídos no valor todo o material do curso e jaleco. Os interessados devem se inscrever até o dia 9 de outubro. A ficha de inscrição está disponível no site da Embrapa.

 

Mais informações: www.embrapa.br/recursos-geneticos-e-biotecnologia/curso-tifoi ou pelo e-mailcenargen.cursos@embrapa.br
 

Informações: Agência FAPESP

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube